Os padrões da cooperação educacional o caso dos Estados Unidos-Brasil, e Fulbright-CAPES

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Daniella Toscano

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar os fundamentos e a natureza da cooperação educacional engajada entre os Estados Unidos e o Brasil na última década. O argumento é que a cooperação bilateral em educação, pesquisa e desenvolvimento, tradicional e de certo modo sofisticado, superou o nível de simples colaboração, e evolui para uma relação multidimensional em forma de “parceria estratégica”.  Isso ocorreu em consequência do adensamento dos programas, e  diversificação das modalidades de financiamento, mas especialmente como resultado da crescente importância assumida pelos principais atores envolvidos – Comissão Fulbright  e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Como Citar
Toscano, Daniella. 1. “Os Padrões Da cooperação Educacional: O Caso Dos Estados Unidos-Brasil, E Fulbright-CAPES”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 15 (144):24-31. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4950.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniella Toscano, Universidade de Brasilia, Brasil

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).