Problematizando a Responsabilidade de Proteger Guerra Civil na Síria e o novo dispositivo jurídico-militar de segurança internacional

Main Article Content

João Paulo Gusmão Pinheiro Duarte

Resumo

O artigo objetiva analisar o redimensionamento de dispositivos contemporâneos de segurança internacional, com atenção à emergência do conceito de Responsabilidade de Proteger: novo instrumento jurídico-militar que busca conter ilegalismos nas relações internacionais em benefício de uma suposta proteção aos direitos humanos. A análise se dá a partir da atual Guerra Civil na Síria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Duarte, João Paulo Gusmão Pinheiro. 1. “Problematizando a Responsabilidade De Proteger: Guerra Civil Na Síria E O Novo Dispositivo jurídico-Militar De segurança Internacional”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 14 (137):35-40. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4723.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Paulo Gusmão Pinheiro Duarte

Mestre em Relações Internacionais pela PUC-SP; Professor de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina (FASM), em São Paulo; Pesquisador do GAPCon - Grupo de Análise e Prevenção de Conflitos Internacionais - IUPERJ/UCAM.