Resenha do livro "Times of Terror: Discourse, Temporality and the War on Terror", de Lee Jarvis

Autores

  • Aureo de Toledo Gomes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Terrorismo, Segurança Internacional, Política externa norte-americana

Resumo

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 foram alvo de intenso debate ao longo dos últimos anos. Diversos foram os analistas que, por meio dos mais distintos vieses teóricos e metodológicos, procuraram avaliar o que aconteceu, o que mudou e o que se manteve inalterado no sistema internacional. Todavia, retomando a profícua distinção proposta por Lynn-Doty (1993) entre perguntas do tipo por que (why-questions) - interessadas em investigar porque determinadas ações e/ou decisões foram tomadas - e perguntas do tipo como(how-questions), cuja meta é entender como sentidos são produzidos e dados aos mais diversos sujeitos sociais, podemos argumentar com certa segurança que este ultimo tipo de pesquisa associado à Guerra ao Terror se desenvolveu apenas mais recentemente na área de Relações Internacionais. O livro ora resenhado é uma valiosa tentativa nessa segunda linha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureo de Toledo Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Mestre e Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP (aureo@ie.ufu.br).

Downloads

Como Citar

Gomes, Aureo de Toledo. 2017. “Resenha Do Livro ‘Times of Terror: Discourse, Temporality and the War on Terror’, De Lee Jarvis”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 12 (123):48-51. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4246.

Edição

Seção

Resenhas de Livros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)