Jovens Universitários de Camadas Populares e suas Trajetórias Empreendedoras a partir da Vivência Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22409Resumo
RESUMO
O artigo investiga o empreendedorismo entre jovens como alternativa para inserção no mercado de trabalho e mobilidade social. Tomando como ponto de partida a sociologia à escala individual, busca-se trazer à tona as disposições, discursos e herança social que orientam três universitários ao empreender. O eixo de convergência das experiências relatadas é a identificação de jovens que vislumbraram uma oportunidade e geraram um novo negócio após cursarem a disciplina Empreendedorismo, parte do ciclo básico dos cursos de graduação de um centro universitário privado localizado na Cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de analisar as trajetórias em foco como tipos-ideais do que Souza (2010) chama de “nova classe trabalhadora brasileira”. A análise das disposições dos universitários/batalhadores/empreendedores será realizada através da reconstrução das motivações para desenvolver o “espírito empreendedor” (CHIAVENATO, 2007) e para articular formação acadêmica e carreira empreendedora. Objetiva-se contribuir para a reflexão sobre as novas tendências no mundo do trabalho.
Palavras-chave: Empreendedorismo, juventude, nova classe trabalhadora, disposições, trabalho.
ABSTRACT
This paper investigates young entrepreneurship as an alternative to
workforce insertion and social mobility. Taking the Sociology on an
individual scale as a starting point it intended to bring to light the
individual dispositions, discourse and social inheritance that guide
three university students in their endeavors. The convergence of the
experiences is the identification of students that see an
opportunity and open a new business after attending the
Entrepreneurship course, on a basic cycle of the undergraduate course
of a private university located in Rio de Janeiro City. Their
trajectories were analyzed as "ideal types", what Souza (2010) calls "the new Brazilian working class". The analysis of the individual
dispositions of the university students/hardworking/entrepreneurs will
be carried out through the motivations to develop the "entrepreneurial
spirit" (CHIAVENATO, 2007) and to articulate academic formation and
entrepreneurial career. The objective is to increase knowledge on the
new trends in the job market.
Key-words: Entrepreneurship, youth, new working class, individual dispositions, job market.