Édipo Rei: considerações sobre a versão de Pasolini para a obra de Sófocles
DOI :
https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8907Mots-clés :
Teatro, Cinema, Dramaturgia, Édipo-Rei, Pasolini.Résumé
Este artigo está voltado para uma reflexão acerca da transposição para o cinema, assinada pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1976), do clássico Édipo Rei, de Sófocles (496-406 a.C). Assim como viria a fazer com outro texto do teatro grego, Medéia, de Eurípedes, Pasolini direciona seu olhar sobre a produção teatral da Grécia Antiga para dela extrair elementos que serviram como referência de seus roteiros cinematográficos. Examinaremos, portanto, como se deu esta releitura ”há quem prefira chamar de recriação“ para a tela e quais os seus componentes. Veremos como se processa o diálogo entre teatro e sétima arte segundo um dos maiores e mais expressivos artistas italianos do século passado.
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