Édipo Rei: considerações sobre a versão de Pasolini para a obra de Sófocles
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8907Keywords:
Teatro, Cinema, Dramaturgia, Édipo-Rei, Pasolini.Abstract
Este artigo está voltado para uma reflexão acerca da transposição para o cinema, assinada pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1976), do clássico Édipo Rei, de Sófocles (496-406 a.C). Assim como viria a fazer com outro texto do teatro grego, Medéia, de Eurípedes, Pasolini direciona seu olhar sobre a produção teatral da Grécia Antiga para dela extrair elementos que serviram como referência de seus roteiros cinematográficos. Examinaremos, portanto, como se deu esta releitura ”há quem prefira chamar de recriação“ para a tela e quais os seus componentes. Veremos como se processa o diálogo entre teatro e sétima arte segundo um dos maiores e mais expressivos artistas italianos do século passado.
Downloads
References
BRANDÃO, Junito de Souza. Tragédia e Comédia. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
COSTA, Lígia Militz da & REMÉDIOS, Maria Luíza Ritzel. A Tragédia: estrutura & história. São Paulo: Editora Ática, 1988.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Narrativas Migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio: 7 Letras, 2010.
JOHNSON, Randal. “Literatura e cinema, diálogo e recriação: o caso de Vidas Secas”.In: PELLEGRINIet al. (Org).Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Editora Senac, 2002.
RANGEL, Flávio. “Édipo Rei”“um espelho de muitas imagens”.In: SÓFOCLES.Édipo Rei.São Paulo: Abril Cultural, 1976.
ROSENFELD, Anatol. A Arte do Teatro: aulas de 1968. São Paulo: Publifolha, 2009.
ROSENFIELD, Kathrin H. Sófocles & Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno[1880-1950]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 CMD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.