Prática educacional aberta
educação biocêntrica e a poesia no gerenciamento das construções
DOI :
https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54292Mots-clés :
Escrita criativa, Educação em engenharia, Prática educacionalRésumé
As práticas em sala de aula dos cursos de engenharia precisam se reinventar. Este artigo traz um relato de pesquisa e experiência de disciplina de Gestão e Produção das Construções ministrada em 2023 no Curso de Engenharia Civil numa Universidade Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte. Adotaram-se os conceitos da Educação Biocêntrica que contempla as questões de ensino-aprendizagem relacionadas ao desenvolvimento humano, articula as dimensões do conhecimento, da identidade, da liberdade, da consciência. Nesse período foi solicitado aos estudantes a escrita criativa em forma de versos a partir de leituras de textos e de vídeos assistidos pelos discentes sobre gerenciamento das construções. As produções técnicas e artísticas dos estudantes do curso de engenharia civil sobre a referida temática da universidade estudada mostram que a sensibilidade pode ser ativada. As poesias demostram que a educação biocêntrica favorece o ensino e aprendizagem na área de gerenciamento na construção civil.
Téléchargements
Références
Catálogo de inovação na construção civil. Câmara Brasileira da Construção Civil. Brasília: CBIC, 2016.
CAVALCANTE, Ruth; GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Educação biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.
CEBRIÁN; S. ACCINO; J. RAPOSO, M. E-PORTAFOLIO EN EL PRACTICUM: UN MODELO DE RÚBRICA. In: Rev. Comunicación y pedagogía. nº 218. pp 8-13, 2007.
CORTELLA, Mário Sergio. Por que fazemos o que fazemos?: aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016.
CORTELLA, Mário Sergio. O bom líder inspira. Disponível em: Mario Sergio Cortella - O Bom Líder Inspira – YouTube
GONSALVES, Elisa Pereira. Educação biocêntrica. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiesi e cognizione. Venezia: Marzilio, 1985.
MEIER, M. J. Práticas educacionais abertas. Série de vídeos 1 a 13, módulo 1 a 8. Canal UNED. 25 fev. 2015. Disponível em: <https://canal.uned.es/series/5a6f3602b1111f142f8b4569>.
TORO, Rolando. Inteligência Afetiva. In: FLORES, Feliciano Edi Vieira (org). Educação Biocêntrica: Aprendizagem Visceral e Integração Afetiva. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2006.
TORO, Rolando. Teoria da biodança – Coletânea de textos. Fortaleza: Editora Associação Latino Americana de Biodança,1991.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Arquivos do CMD 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.