Escrita criativa no ensino de gerenciamento de edificações
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47644Palavras-chave:
Escrita criativa, Gestão de obras de edificações, AprendizagemResumo
Este artigo apresenta as estratégias de escrita criativa utilizadas pelos estudantes da disciplina de Gestão e Produção das Construções no curso de engenharia civil de uma Universidade nordestina brasileira para apresentar o resultado da aprendizagem na referida disciplina. Foram escritas sínteses em forma de frases e versos pelos discentes a partir da reflexão a partir leitura de documentos na área do conteúdo da disciplina e do entendimento dos vídeos assistidos por eles sobre a mesma temática. Os resultados demonstraram um bom rendimento da turma para além do conhecimento técnico à ativação do sensível.
Downloads
Referências
ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendendo com PBL – aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência em cursos de engenharia da eesc-usp. Revista Minerva – Pesquisa & Tecnologia, v. 06, n. 1, p. 23-30, 2009.
FONTENELLE, Maria Aridenise Macena.; MARTINS, Thaís Russiely. Aula prática de montagem de uma unidade sanitária de plástico reciclado- relato de experiência. In: Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 193, 2019.(a)
FONTENELLE, Maria Aridenise Macena et al. Literatura de cordel como estratégia de ensino e aprendizagem da avaliação de gestão e produção de canteiro de obras. In: / LIMA,Tamires Feitosa de; FIGUEIREDO,Chiara Lubich Medeiros de; MITROS,Verônica Maria da Silva; OLIVEIRA ,Fernando Virgílio Albuquerque de (org.). (Org.). Abordagens metodológicas não convencionais em pesquisa [ livro eletrônico ]. 1ed.Maringá -Pr: Editora Booknando, 2019, v. 1, p. 14-24.(b)
FONTENELLE, Maria Aridenise Macena. A arte de engenheirar - relato de experiência. TULLIO,Franciele Braga Machado. (Org.). In: Força, crescimento e qualidade da engenharia civil no Brasil. 1ed. Ponta Grossa PR: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 188-200.(a)
FONTENELLE, Maria Aridenise Macena et al. A arte de engenheirar no período da pandemia de covid-19. HOLZMANN, Henrique Ajuz e DALLAMUTA,João. (Org.). In: Engenharias: metodologias e práticas de caráter multidisciplinar 2. 1ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2020, v. 2, p. 254-264(b).
LÁZARO, Adriana Cristina. Et. al. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a distância, 2018, São Carlos. Anais. São Carlos, 2018.
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira, PARENTE, José Reginaldo Feijão, BRANDÃO, Israel Rocha, QUEIROZ, Ana Helena Bomfim . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. In: SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. - 2016 – 145.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EDUFSCar, 2008.
OLIVEIRA, Vanderlí Fava et al. Desafios da educação em engenharia: Formação em Engenharia, Capacitação Docente, Experiências Metodológicas e Proposições. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012. Gramado, 2013.
SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva et al. Sala de Aula Invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.