Entre Memórias, Patrimônios e Linguagens em Contexto Maranhense
DOI :
https://doi.org/10.26512/cmd.v9i1.45822Résumé
O texto aborda as condições institucionais e epistemológicas à proposição e execução do Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/AM) “Memória, patrimônio e linguagem no contexto maranhense”. Proposta realizada pela parceria entre o Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA) e o Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB), ainda o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UEMA).
Palavras-chave: PROCAD/AM; Memória, patrimônio e linguagem no contexto maranhense; PGCult/UFMA; PPGMLS/UESB; PPGLetras/UEMA.
Téléchargements
Références
BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem sucedida. In: BROCK. C.;
SCHWARTZMAN, S. Os Desafios da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. BRASIL.
BOURDIEU, Pierre. O Senso Prático. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira; SILVA, Fernanda Cristina da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; MELO,
Pedro Antônio de. A Capes e suas Sete Décadas: trajetória da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Revista
Brasileira de Pós-graduação-RBPG, ISSN (on-line): 2358-2332. Brasília, v.16, n. 36 (outubro de 2020).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Capes, 50 anos: depoimentos
ao CPDOC-FGV. Rio de Janeiro: FGV; Brasília: CAPES. 2002.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). GeoCAPES. 2020. Disponível em:
https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 18 out. 2020.
CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de, CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes, SANTOS, Donny Wallesson
dos, COSTA, Maurício José Morais (organizadores). Cultura, Turismo e Patrimônio: diálogos interdisciplinares
[e-book] /. – São Luís: EDUFMA, 2022.
ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Oeiras: Celta Editora, 1994.
FARIAS, Edson. Multimodalidade da memória e a sociologia dos a priori sociais. Arquivos do CMD, Volume
, N.1. Jan/Jun 2016, p. 113.
FENTRESS, James e EICKMAM, Chris. Memória Social: novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Teorema,
FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Pós-graduação strictu sensu e o desenvolvimento regional. Publ.
UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa, 16 (1) 55-60, jun. 2008.
GOUVÊA, F. C. F. A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da Capes
(1951-1961). Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. Disponível em: https://doi.
org/10.21713/2358-2332.2012.v9.312. Acesso em: 22 novembro. 2022.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. SP: Vértice, 1990.
HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os planos nacionais de pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na pós-
-graduação brasileira. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 133–160, 2006.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Revista
Projeto História, V. 10, São Paulo, 1993.
OLIVEIRA, Ana Carolina Amorim. PDPG Amazônia Legal Maranhense: diversidade cultural, sustentabilidade
e atividades socioeconômicas. São Luís: EDUFMA, 2022.
PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, Cultura e Turismo. São Paulo: Editora Papirus, 1997.
RICOUER, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas (SP): Unicamp, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Arquivos do CMD 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.