As formas da memória
fragmentos fotográficos da “sala das placas” do barracão do GRES Acadêmicos do Grande Rio
DOI :
https://doi.org/10.26512/cmd.v8i2.41927Mots-clés :
Fotografias, carnaval, escolas de samba, memóriaRésumé
As fotografias apresentadas são resultantes do trabalho de campo realizado pelo antropólogo Lucas Bártolo, enquanto parte de sua pesquisa de doutorado (Museu Nacional/UFRJ), durante os preparativos para o carnaval de 2020 do GRES Acadêmicos do Grande Rio, no complexo fabril da Cidade do Samba, Rio de Janeiro. Foram selecionadas para este ensaio fotografias que interpretam
um espaço em específico do barracão da escola de samba de Duque de Caxias: a “sala das placas”, espaço onde se dava a produção seriada de “placas de vacuum forming” (com a utilização de materiais como folhas de acetato e borracha EVA) e o acúmulo das “formas” (esculturas em resina) utilizadas em anos anteriores – ou seja, um espaço de produção em escala fabril e um espaço de memória. O breve estudo se propõe a lançar centelhas reflexivas acerca da possível leitura da “sala das placas” do barracão da Grande Rio, informalmente conhecida como “sala do Seu Tonico”, enquanto lugar que dialoga com a visão de uma “sala dos milagres” do catolicismo popular brasileiro, com o acúmulo de ex-votos.
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Références
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