Museus e exposição das catástrofes: políticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8963Palabras clave:
Museus; Memória; Catástrofes; Turismo.Resumen
O artigo discorre acerca das maneiras pelas quais museus e memoriais lidam com o sentido de "catástrofe", como os museus de Hiroshima, de Minamoto e Auschwitz/Birkenau, discutindo a representação social de fatos históricos e da memória. Essa questão é problematizada pela discussão das modalidades de transformação dos lugares de memória em função do fenômeno do turismo de massa, complementada por ponderações sobre as representações do fim das instituições cuja função é representar a memória, principalmente museus.
Descargas
Citas
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas; Unicamp,2011.
AUGÉ, Marc. Rovine e macerie: il senso del tempo. Torino; Bollati Boringhieri, 2003.
AUGÉ, Marc. Disneyland e altri nonluoghi. Torino; Bollati Boringhieri, 2009.
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas; Papirus, 2010.
BENJAMIN, Walter. L’opera d’arte all’epoca della sua riproducibilità tecnica. Torino; Einaudi, 1987.
DAVIS, Mike. Cidades mortas. Rio de Janeiro; Record, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Costruire la durata”. In: FERRARI, Federico. Del contemporâneo: saggi su arte e tempo. Milão; Bruno Mondadori Editore, 2007, pp. 21-52.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro; Contraponto/MAR, 2013.
JEUDY, Henri-Pierre. Espelhos das cidades. Rio de Janeiro; Casa da Palavra, 2005.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg et l’imege en mouvement. Paris; Macula, 1998.
SILVA, Armando. Imaginários: estranhamentos urbanos. São Paulo; SESC, 2014.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo; Companhiadas Letras, 2004.
VERCELLONI, Virgilio. Cronologia del museo. Milão; Jaca Books, 2007.
ZEVI, Adachiara. Monumenti per difetto: dalle fosse ardeatine alle pietre dell’inciampo. Virgola, n.107, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 CMD
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.