Reconfigurações da nostalgia e do autêntico: memórias, patrimônios e tecnologias

Autores

  • Marco Antônio de Almeida Universidade de São Paulo
  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9158

Palavras-chave:

Cultura; Memória; Patrimônio; Tecnologias; Identidade.

Resumo

O texto reflete acerca das mudanças ocorridas no conceito de memória e nas práticas das instituições relacionadas a ele. Mostra como a sociedade contemporânea possui traços de nostalgia e preocupação com a construção de patrimônios de naturezas distintas e diversas. Destaca o papel que as tecnologias desempenham nesses processos. Propõe uma investigação exploratória a partir de algumas experiências institucionais e de experiências coletivas voluntárias, em alguns museus e na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), possuindo título de mestre em Sociologia pela mesma instituição. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Cultura e Política. Livre-Docente em Ciência da Informação e Documentação pela USP. Atualmente, é professor da Universidade de São Paulo, no curso de Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP-USP. Também é professor e orientador no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP. Foi coordenador do GT "Mediação, Circulação e Apropriação da Informação" do ENANCIB (2011-2012). Pesquisa e trabalha principalmente nas seguintes áreas: teoria social da comunicação e da informação; mediação e ação cultural; sociologia da cultura, sociabilidade e novas tecnologias; políticas culturais e da informação. Líder do PRACTIC - Grupo de Estudos de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação. Realizou período de pós-doutorado junto à Universidade Carlos III de Madrid (2013-2014). Atualmente, é editor-responsável do periódico InCID.

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Doutora em História Social, Professora Associada da FFCLRPUSP e do PPGCI/ECA-USP.

Referências

BAUMAN, Zigmunt: Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2001.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 165-196..

BEZERRA, D. B.; SERRES, J. C. P.; CHAVES, R. T. Museu das Coisas Banais: Cultura material e virtualidade. Trabalho apresentado no VI Seminário Internacional de Políticas Culturais Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2015, p. 1-11.

BODEI, Remo. La vita delle cose. Bari: Laterza, 2009.

BORGES, Jorge Luis. Funes, o memorioso. In: Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 99-108.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

EBAL Editora Brasil-América Limitada http://guiaebal.com

ECO, Umberto. A Misteriosa Chama da Rainha Loana: romance ilustrado. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FUREDI, Frank. Não quero ser grande. Folha de São Paulo. São Paulo, 25 jul. 2004. Mais!, p. 4-6.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Antropologia do Ciborgue: as vertigens do póshumano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 33-118.

HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (2ª ed.)

JEUDY, Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro; Casa da Palavra, 2005

LEROY-GOUHRAN, André. Il Gesto e la Parola, II: la memoria e i ritmi. Torino: Einaudi, 1977.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre. Disponível em: http://softwarelivre.org/samadeu/lawrence-lessig-cultura-livre.pdf

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MUSEU CASA DE PORTINARI http://museucasadeportinari.org.br/

MUSEU DA IMIGRAÇÃO ITALIANA http://www.ipccic.com/#!italiana/c1m9t

MUSEU DAS COISAS BANAIS https://www.instagram.com/museudascoisasbanais

MUSEU DA ERA MEIJI https://www.meijimura.com/english/about/index.html

MUSEU OTZUKA http://o-museum.or.jp/english

Downloads

Publicado

2016-08-06

Como Citar

Almeida, M. A. de, & Crippa, G. (2016). Reconfigurações da nostalgia e do autêntico: memórias, patrimônios e tecnologias. Arquivos Do CMD, 4(1), 38–54. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9158