Imprensa infantojuvenil:
leituras que viajam entre memória, ciência e cultura
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v10i2.52674Palabras clave:
Sociologia do conhecimento, Jornalismo infantojuvenil, Balanças de identificação, Autoimagens, Processos de transmissãoResumen
Apresentado originalmente no XXXVI Seminário de Pesquisa do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento que aconteceu no final de novembro de 2022, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, este ensaio tem o objetivo de analisar a proposta editorial do jornal Joca, que se revela um rico material para pensar as relações entre a produção simbólica voltada para jovens e os processos de transmissão de conhecimentos sobre a sociedade. No primeiro momento, apresento uma sociogênese da imprensa infantil brasileira em perspectiva comparada com as balanças de identificação Nós-Eu de outras produções nacionais. No momento seguinte, trago para o debate as construções de autoimagens de inovação/novidade em contraposição a autoimagens da tradição, que orientam a proposta editorial do jornal Joca
Descargas
Citas
CALDERONE, Amélie. Les voix lointaines du jeune lecteur dans la presse de jeunesse du XIXe siècle : entre lectorat effectif à créer et sujet idéal à former. In : Les voix du lecteur dans la presse française au XIXe siècle. Absalyamova, Elina et Stiénon, Valérie. Limoges : Pulim, 2018.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
CHARTIER. Roger. Editar e traduzir. Mobilidade e materialidade dos textos (séculos XVI e XVIII). São Paulo: Editora Unesp, 2022.
ELIAS, Norbert. La Dynamique sociale de la conscience. Sociologie de la connaissance et des sciences. Paris: Éditions la Découverte, 2016.
ELIAS, Norbert. Au-delà de Freud. Sociologie, psychologie, psychanalyse. Paris: Éditions la Découverte, 2010.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. I. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
HABRICH, Stéphanie. Uma jornada com propósito. Como minha paixão pelo jornalismo infantojuvenil impacta o presente (e o futuro) da juventude brasileira. São Paulo: Editora Magia de ler, 2020.
HACHE-BISSETTE, Françoise. Bayard et Milan : Deux marques concurrents de presse éducative au sein d’un même groupe. Nouveau Monde éditions | « Le Temps des médias » 2013/2 n° 21 | pages 53 à 67
LEÃO, Andréa Borges e LANDINI, Tatiana S. 10 lições sobre Norbert Elias. Petrópolis : Editora Vozes, 2022.
OCTOBRE, Sylvie. Comment lire à l’ère des smartphones ? La lecture et les jeunes. Françoise Legendre éd. Bibliothèques, enfance et jeunesse. Édition du Cercle de la Librairie, 2015, pp 24-30.
WOUTERS, Cas. Informalization. Manners and Emotions since 1890. Sage Publications, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos do CMD
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.