Imprensa infantojuvenil:
leituras que viajam entre memória, ciência e cultura
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v10i2.52674Keywords:
Sociologia do conhecimento, Jornalismo infantojuvenil, Balanças de identificação, Autoimagens, Processos de transmissãoAbstract
Apresentado originalmente no XXXVI Seminário de Pesquisa do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento que aconteceu no final de novembro de 2022, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, este ensaio tem o objetivo de analisar a proposta editorial do jornal Joca, que se revela um rico material para pensar as relações entre a produção simbólica voltada para jovens e os processos de transmissão de conhecimentos sobre a sociedade. No primeiro momento, apresento uma sociogênese da imprensa infantil brasileira em perspectiva comparada com as balanças de identificação Nós-Eu de outras produções nacionais. No momento seguinte, trago para o debate as construções de autoimagens de inovação/novidade em contraposição a autoimagens da tradição, que orientam a proposta editorial do jornal Joca
Downloads
References
CALDERONE, Amélie. Les voix lointaines du jeune lecteur dans la presse de jeunesse du XIXe siècle : entre lectorat effectif à créer et sujet idéal à former. In : Les voix du lecteur dans la presse française au XIXe siècle. Absalyamova, Elina et Stiénon, Valérie. Limoges : Pulim, 2018.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
CHARTIER. Roger. Editar e traduzir. Mobilidade e materialidade dos textos (séculos XVI e XVIII). São Paulo: Editora Unesp, 2022.
ELIAS, Norbert. La Dynamique sociale de la conscience. Sociologie de la connaissance et des sciences. Paris: Éditions la Découverte, 2016.
ELIAS, Norbert. Au-delà de Freud. Sociologie, psychologie, psychanalyse. Paris: Éditions la Découverte, 2010.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. I. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
HABRICH, Stéphanie. Uma jornada com propósito. Como minha paixão pelo jornalismo infantojuvenil impacta o presente (e o futuro) da juventude brasileira. São Paulo: Editora Magia de ler, 2020.
HACHE-BISSETTE, Françoise. Bayard et Milan : Deux marques concurrents de presse éducative au sein d’un même groupe. Nouveau Monde éditions | « Le Temps des médias » 2013/2 n° 21 | pages 53 à 67
LEÃO, Andréa Borges e LANDINI, Tatiana S. 10 lições sobre Norbert Elias. Petrópolis : Editora Vozes, 2022.
OCTOBRE, Sylvie. Comment lire à l’ère des smartphones ? La lecture et les jeunes. Françoise Legendre éd. Bibliothèques, enfance et jeunesse. Édition du Cercle de la Librairie, 2015, pp 24-30.
WOUTERS, Cas. Informalization. Manners and Emotions since 1890. Sage Publications, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Arquivos do CMD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.