Antes Era Só o Ruído

Música Gravada e Mundialização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v7i01.29625

Palabras clave:

Discos, Gravações elétricas, Música vernacular, Internacional-popular, Mundialização da cultura

Resumen

O ensaio, motivado pela realização do “Colóquio Renato Ortiz”, (ECA/USP, 25/08/2017), apresenta reflexão sobre a relevância do conceito de mundialização para os estudos sobre a música gravada. Para tanto, parte de questões apresentadas por Michael Denning sobre o boom fonográfico mundial dos anos 1925-1930, relacionando-as aos conceitos de internacional-popular e mundialização da cultura, propostos por Renato Ortiz. As conclusões apontam convergências temáticas entre os trabalhos dos dois autores e a importância de suas contribuições para o estudo da dinâmica transnacional da música gravada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, Theodor W. “Opera and the long-playing record”. October, vol. 55, Winter, 1990, p. 62-66.

ATTALI, Jacques. Bruits. Essay sur L’économie Politique de la Musique. Paris: Presse Universitaire de France, 1977.

CANCLINI, Nestor G. “La cultura internacional-popular del siglo XXI”. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo: 54(2):161-166, maio/agosto 2018.

CEVASCO, Maria E. Estudos culturais: fim da linha ou aposta na relevância? Revista Outubro, n.23, 1o. semestre de 2015.

COHN, Gabriel. “Difícil reconciliação: Adorno e a dialética da cultura”. Lua Nova, nº 20, maio. São Paulo: CEDEC/ Ed. Marco Zero, 1990, p. 5-18.

DENNING, Michael. Noise Uprising. The audiopolitics of a World Musical Revolution. Londres e Nova York: Verso, 2015.

________________ A cultura na era dos três mundos. São Paulo: Francis, 2005.

DIAS, Marcia T. Os Donos da Voz. Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008, 2a. Edição.

______________ "Quando o todo era mais que a soma das partes: álbuns, singles e os rumos da música gravada". Revista Observatório Itaú Cultural: OIC, n. 13, setembro de 2012, p. 63-74.

FARIAS, Edson. "Humano, demasiado humano: entretenimento, economia simbólica e forma cultural na configuração contemporânea do popular." FARIAS, Edson e MIRA, Celeste. Faces Contemporâneas da Cultura Popular. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 33-74.

_____________ “O protocolo de pesquisa da circulação na sociologia da cultura, no Brasil”. Sociedade & Estado, vol. 31, n.3, setembro/dezembro de 2016, p. 583-614.

FRANCESCHI, Humberto. A Casa Edison e seu Tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

IANNI, Octávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

JAMESON, Fredric. "Reificação e utopia na cultura de massas". Crítica Marxista. São Paulo: Brasiliense, vol. 1, n. 1, 1994, p. 01-25.

MIRA, Maria Celeste e LIMA, Mariana M. B. “O claro assombro da nossa moderna tradição”. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo: 54(2):148-154, maio/agosto 2018.

NAPOLITANO, Marcos. A Síncope das Idéias. A questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2007.

NICOLAU NETTO, Michel. O Discurso da Diversidade e a World Music. São Paulo: Annablume, 2014.

_____________________Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização. São Paulo: Annablume, 2009.

ORTIZ, Renato. Entrevista com Renato Ortiz. Revista E. São Paulo: Sesc, n. 176, janeiro de 2012. https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5498_RENATO+ORTIZ

_____________ Mundialização: Saberes e Crenças. São Paulo: Brasiliense, 2006.

_____________ "Mundialization/ Globalization". Theory, Culture and Society, vol. 23, n. 2-3, março-maio. Londres, Paris e Nova Delhi: Sage Publications, 2006, p.401-403.

_____________ Mundialização e Cultura. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense,1994.

_____________ A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

_____________ Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

RIDENTI, Marcelo. “A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz”. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, Vol. 54, N. 2, p. 156-160, mai/ago 2018.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

___________________. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

Dias, M. T. (2020). Antes Era Só o Ruído: Música Gravada e Mundialização. Arquivos Do CMD, 7(01), 62–76. https://doi.org/10.26512/cmd.v7i01.29625

Número

Sección

Artigos de Dossiê