Da Terra À Mesa
Narrativas de Consumidores sobre Motivação para o Consumo de Alimentos em 2 Feiras Agroecológicas de Recife
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22461Resumo
o artigo se volta ao consumo de alimentos na sociedade contemporânea. Para tanto, analisamos as feiras agroecológicas, que vêm expandindo sua presença nas cidades nos últimos anos, inclusive em Recife-PE. O estudo objetiva identificar o consumidor dessas feiras e a relação do perfil dele com as motivações de compra de alimentos. O artigo apresenta dados de uma pesquisa concluída em duas feiras agroecológicas da capital pernambucana: Casa Forte e UFPE/CCSA. A metodologia utilizada integrou observação participante, entrevista semi-estruturada e análise do discurso dos consumidores. Entrevistamos 12 consumidores e 8 produtores. Como resultados, observamos: a maioria são mulheres, com idade entre 40 a 69 anos, e com formação superior (10 com pós-graduação). A profissão e a formação foram identificadas como um determinante na motivação para o consumo, embora o critério da saúde estivesse no discurso de grande parte dos consumidores e produtores, com ênfase para a saúde individual, coletiva e ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.