Da Terra À Mesa

Narrativas de Consumidores sobre Motivação para o Consumo de Alimentos em 2 Feiras Agroecológicas de Recife

Autores

  • Maria Elisa Tavares Moreira UFRPE
  • Raquel Aragão Uchôa
  • Marcelo Machado Martins

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22461

Resumo

o artigo se volta ao consumo de alimentos na sociedade contemporânea. Para tanto, analisamos as feiras agroecológicas, que vêm expandindo sua presença nas cidades nos últimos anos, inclusive em Recife-PE. O estudo objetiva identificar o consumidor dessas feiras e a relação do perfil dele com as motivações de compra de alimentos. O artigo apresenta dados de uma pesquisa concluída em duas feiras agroecológicas da capital pernambucana: Casa Forte e UFPE/CCSA. A metodologia utilizada integrou observação participante, entrevista semi-estruturada e análise do discurso dos consumidores. Entrevistamos 12 consumidores e 8 produtores. Como resultados, observamos: a maioria são mulheres, com idade entre 40 a 69 anos, e com formação superior (10 com pós-graduação). A profissão e a formação foram identificadas como um determinante na motivação para o consumo, embora o critério da saúde estivesse no discurso de grande parte dos consumidores e produtores, com ênfase para a saúde individual, coletiva e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

Tavares Moreira, M. E., Uchôa, R. A., & Martins, M. M. (2019). Da Terra À Mesa: Narrativas de Consumidores sobre Motivação para o Consumo de Alimentos em 2 Feiras Agroecológicas de Recife. Arquivos Do CMD, 6(2), 12–30. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22461

Edição

Seção

Artigos de Dossiê