O lugar do gosto na cadeia de valor do café: um olhar a partir das cafeterias de Brasília e São Paulo

Autores

  • Mauricio Piatti Lages Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9062

Palavras-chave:

Consumo gourmet; Cafés especiais; Sociologia do gosto; Cadeia de valor; Capitalismo contemporâneo.

Resumo

Este artigo procura acompanhar as transformações do café ao longo de sua cadeia de valor, abrangendo desde os elos mais primários até o setor de serviços, quando entra em jogo a valorização das pequenas diferenças em termos gustativos. A partir do enlace entre produção e consumo, o artigo busca contribuir para a compreensão da especificidade da produção do valor no capitalismo contemporâneo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Piatti Lages, Universidade de São Paulo

Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Bacharel em Sociologia pela
Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD).

Referências

BARBOSA, Lívia. “A Ética e a Estética na Alimentação Contemporânea”. In: Cruz, Matte e Schneider (orgs.) Produção, consumo e abastecimento de alimentos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp. 95-123, 2016.

BOLZ, Norbert. “Sinn-Designer - On the management of cultural meaningfulness”. In: “What Makes Sense?”: Cultural Management and the Question of Values in a Shifting Landscape. Dresden: ENCATC, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

CONCETTA, Marcelina; COUTO, Cristiana. Sou Barista. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

GIULIANO, Peter. “Giving people what they want”. The Specialty Coffee Chronicle, December 11, 2014.

GOLD, Jonathan. “La Mill: The Latest Buzz”. LA Weekly, March 12, 2008.

HEATH, Deborah; MENELEY, Anne. “Techne, Technoscience, and the Circulation of Comestible Commodities: an Introduction”. American Anthropologist, Vol. 109, Issue 4, 2007.

JOHNSTON, Josée; BAUMANN, Shyon. Foodies: democracy and distinction in the gourmet foodscape. New York: Routledge, 2015.

KON, Anita. “Sobre a economia política do desenvolvimento e a contribuição dos serviços”. Revista de Economia Política, vol. 27, no 1 (105), pp. 130-146, 2007.

LAGES, Mauricio P. A formação do consumo gourmet no Brasil: o caso dos cafés especiais e dos corpos que os acompanham. Dissertação (Mestrado) ”“ Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2015.

LAURIER, Eric. “Field Report 1: the basics of becoming a barista”. The Cappuccino Community: cafés and civic life in the contemporary city. ESRC Project 2002-2004. University of Glasgow, Department of Geography and Topographic Science. 2003.

LUTTINGER, Nina & DICUM, Gregory. The Coffee Book: anatomy of an industry from crop to the last drop. The New Press, 2006.

MASCARENHAS, Gilberto; BERNARDES, Ricardo. “A (r)evolução dos cafés no Brasil: o resgate da qualidade a partir das origens”. In: John Wilkinson, Paulo Niederle e Gilberto Mascarenhas (org.) O sabor da origem. Porto Alegre: Editora Escritos, 2016.

MANZO, John. “Coffee, Connoisseurship, and an Ethnomethodologically-Informed Sociology of Taste”. Human Studies, 33, 141-155, 2010.

MATHIEU, Paula. “Economic Citizenship and the Rethoric of Gourmet Coffee”. Rethoric Review, Vol. 18, No. 1, 1999.

MOL, Annemarie. “Layers or Versions? Human Bodies and the Love of Bitterness”. In: B. Turner (ed.), The Routledge Handbook of Body Studies, 2012.

PEREIRA, S.P. et al. Cafés especiais: iniciativas brasileiras e tendências de consumo. Série Documentos, 41. Belo Horizonte: EPAMIG, 2004.

ROSEBERRY, William. “The Rise of Yuppie Coffees and the Reimagination of Class in the United States”. American Anthropologist, New Series, Vol. 98, No. 4, 1996.

RUZICH, Constance M. “For the Love of Joe: The Language of Starbucks”. The Journal of Popular Culture, Vol. 41, No. 3, 2008.

SILVA E MEIRELLES, Dimária. “O Conceito de Serviço”. Revista de Economia Política, vol. 26, no 1, pg. 119-136, 2006.

SKEIE, Trish R. “Norway and Coffee”. The Flamekeeper, Spring, 2003.

SOLANO, Denia Román. “Cultura, sabor e mercado do café: uma leitura antropológica”. In: Menasche et al. (org.) Dimensões socioculturais da alimentação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

THOMPSON, Craig J.; ARSEL, Zeynep. “The Starbucks Brandscape and Consumers’ (Anticorporate) Experiences of Glocalization”. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 3, 2004.

TOPIK, Steven. “Coffee”. In: Kenneth Kiple e Kriemhild C. Ornelas (eds.) The Cambridge World History of Food. New York: Cambridge University Press, 641-52, 2012.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Lages, M. P. (2017). O lugar do gosto na cadeia de valor do café: um olhar a partir das cafeterias de Brasília e São Paulo. Arquivos Do CMD, 4(2), 34–52. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9062

Edição

Seção

Artigos de Dossiê