Prática educacional aberta

educação biocêntrica e a poesia no gerenciamento das construções

Autores

  • Maria Aridenise Macena Fontenelle UFERSA https://orcid.org/0000-0002-4213-4731
  • Daniel Victor Carlos de Noronha UFERSA
  • Maria Clara Dantas Da Silva UFERSA
  • Humberto Freire Dias Neto UFERSA
  • Pedro Henrique Castro Pereira UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54292

Palavras-chave:

Escrita criativa, Educação em engenharia, Prática educacional

Resumo

As práticas em sala de aula dos cursos de engenharia precisam se reinventar. Este artigo traz um relato de pesquisa e experiência de disciplina de Gestão e Produção das Construções ministrada em 2023 no Curso de Engenharia Civil numa Universidade Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte. Adotaram-se os conceitos da Educação Biocêntrica que contempla as questões de ensino-aprendizagem relacionadas ao desenvolvimento humano, articula as dimensões do conhecimento, da identidade, da liberdade, da consciência. Nesse período foi solicitado aos estudantes a escrita criativa em forma de versos a partir de leituras de textos e de vídeos assistidos pelos discentes sobre gerenciamento das construções. As produções técnicas e artísticas dos estudantes do curso de engenharia civil sobre a referida temática da universidade estudada mostram que a sensibilidade pode ser ativada. As poesias demostram que a educação biocêntrica favorece o ensino e aprendizagem na área de gerenciamento na construção civil.

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Referências

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Publicado

2024-06-15

Como Citar

Macena Fontenelle, M. A., Carlos de Noronha, D. V., Dantas Da Silva, M. C., Freire Dias Neto , H., & Castro Pereira, P. H. (2024). Prática educacional aberta: educação biocêntrica e a poesia no gerenciamento das construções. Arquivos Do CMD, 11(1), 16–30. https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54292