Prática educacional aberta
educação biocêntrica e a poesia no gerenciamento das construções
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54292Palavras-chave:
Escrita criativa, Educação em engenharia, Prática educacionalResumo
As práticas em sala de aula dos cursos de engenharia precisam se reinventar. Este artigo traz um relato de pesquisa e experiência de disciplina de Gestão e Produção das Construções ministrada em 2023 no Curso de Engenharia Civil numa Universidade Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte. Adotaram-se os conceitos da Educação Biocêntrica que contempla as questões de ensino-aprendizagem relacionadas ao desenvolvimento humano, articula as dimensões do conhecimento, da identidade, da liberdade, da consciência. Nesse período foi solicitado aos estudantes a escrita criativa em forma de versos a partir de leituras de textos e de vídeos assistidos pelos discentes sobre gerenciamento das construções. As produções técnicas e artísticas dos estudantes do curso de engenharia civil sobre a referida temática da universidade estudada mostram que a sensibilidade pode ser ativada. As poesias demostram que a educação biocêntrica favorece o ensino e aprendizagem na área de gerenciamento na construção civil.
Downloads
Referências
Catálogo de inovação na construção civil. Câmara Brasileira da Construção Civil. Brasília: CBIC, 2016.
CAVALCANTE, Ruth; GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Educação biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.
CEBRIÁN; S. ACCINO; J. RAPOSO, M. E-PORTAFOLIO EN EL PRACTICUM: UN MODELO DE RÚBRICA. In: Rev. Comunicación y pedagogía. nº 218. pp 8-13, 2007.
CORTELLA, Mário Sergio. Por que fazemos o que fazemos?: aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016.
CORTELLA, Mário Sergio. O bom líder inspira. Disponível em: Mario Sergio Cortella - O Bom Líder Inspira – YouTube
GONSALVES, Elisa Pereira. Educação biocêntrica. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiesi e cognizione. Venezia: Marzilio, 1985.
MEIER, M. J. Práticas educacionais abertas. Série de vídeos 1 a 13, módulo 1 a 8. Canal UNED. 25 fev. 2015. Disponível em: <https://canal.uned.es/series/5a6f3602b1111f142f8b4569>.
TORO, Rolando. Inteligência Afetiva. In: FLORES, Feliciano Edi Vieira (org). Educação Biocêntrica: Aprendizagem Visceral e Integração Afetiva. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2006.
TORO, Rolando. Teoria da biodança – Coletânea de textos. Fortaleza: Editora Associação Latino Americana de Biodança,1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.