Imprensa infantojuvenil:

leituras que viajam entre memória, ciência e cultura

Autores

Palavras-chave:

Sociologia do conhecimento, Jornalismo infantojuvenil, Balanças de identificação, Autoimagens, Processos de transmissão

Resumo

Apresentado originalmente no XXXVI Seminário de Pesquisa do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento que aconteceu no final de novembro de 2022, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, este ensaio tem o objetivo de analisar a proposta editorial do jornal Joca, que se revela um rico material para pensar as relações entre a produção simbólica voltada para jovens e os processos de transmissão de conhecimentos sobre a sociedade. No primeiro momento, apresento uma sociogênese da imprensa infantil brasileira em perspectiva comparada com as balanças de identificação Nós-Eu de outras produções nacionais. No momento seguinte, trago para o debate as construções de autoimagens de inovação/novidade em contraposição a autoimagens da tradição, que orientam a proposta editorial do jornal Joca

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Referências

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Borges Leão, A. (2024). Imprensa infantojuvenil:: leituras que viajam entre memória, ciência e cultura. Arquivos Do CMD, 10(2), 16–29. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/52674

Edição

Seção

Artigos de Dossiê