UMA LEITURA DA LEITURA DE JOSÉ DE SOUZA MARTINS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bernardo Mançano FERNANDES

Resumo

Nos últimos trinta dias, diversos jornais divulgaram os resultados da confrontação de dados de ocupações de terras publicados no Relatório DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra - 2007. No dia 13 de julho de 2008, o sociólogo José do Souza Martins, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, página J5, comenta os dados, a seu modo, a partir de matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, página A4, do dia 7 de julho de 2008. Seus comentários se baseiam em dois pontos: um suposto inchaço estatístico e a não confirmação da amplitude da luta pela terra.


O comentário a respeito da amplitude da luta pela terra poderia ter sido mais bem trabalhado. Pois os dados representam a intensidade e a quantidade. Isto porque não estamos registrando ainda os conflitos territoriais, mas apenas a ação de ocupar. De modo que muitas ocupações podem ter ocorrido no mesmo imóvel, mas o objetivo do registro é exatamente o de registrar o número de ações e não o número de imóveis ocupados. Portanto, o número não é menor. Neste ponto há uma questão que parte dos estudiosos não considera. A ocupação é uma referência importante para a política de reforma agrária. Elas são a principal forma de acesso à terra. Sem as ocupações a maior parte dos assentamentos não existiria. As ocupações são a materialização da reforma agrária.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERNANDES, B. M. (2008). UMA LEITURA DA LEITURA DE JOSÉ DE SOUZA MARTINS. BOLETIM DATALUTA, 1(7). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54752
Secção
Artigos
Biografia Autor

Bernardo Mançano FERNANDES, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).

Referências

Não há.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>