COMUNA E ESTADO COMUNAL A ESTRATÉGIA TERRITORIAL DE CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO NA VENEZUELA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vanessa Aguiar BORGES

Resumo

Pesquisar o processo revolucionário na Venezuela nos dias atuais se faz uma tarefa no mínimo desafiadora. Para acompanhar diariamente a conjuntura, que trás mudanças consideráveis todos os dias em detrimento da intensificação dos ataques ao país e sua capacidade de resistência, é preciso saber em quais meios de comunicação confiar, visto que os meios hegemônicos fazem parte do ataque e são extremamente tendenciosos na veiculação dos acontecimentos. Há uma profunda desinformação e uma forte, intensa e eficaz manipulação dos fatos por parte deste meios com o intuito de gerar uma opinião pública internacional que legitime uma ação violenta e antidemocrática contra o governo eleito de Nicolás Maduro. Este artigo pretende debater a proposta de impulsionar uma Revolução de caráter Socialista na Venezuela por meio da estratégia territorial que constitui um novo marco para a organização política, econômica, social e cultural da sociedade: as Comunas.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BORGES, V. A. (2019). COMUNA E ESTADO COMUNAL: A ESTRATÉGIA TERRITORIAL DE CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO NA VENEZUELA. BOLETIM DATALUTA, 12(143). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52887
Secção
Artigos

Referências

BARUTO, Grasiela Cristina da Cunha. A Venezuela contemporânea: do antineoliberalismo ao anticapitalismo? Uma formação social em disputa hegemônica. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

FARIAS, Jesús. La Economia Política de la Transición al Socialismo. Caracas: Fondo Editorial de la Asamblea Nacional Willian Lara, Editorial Latina, 2013.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

HAESBAERT. Rogério. Dilema de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LENIN, Vladimir. El Estado y la Revolución. Ministerio del Poder Popular para la Comunicación y la Información. Caracas: 2009

LENINE, Vladimir. Problemas de Organização Socialista da Economia Nacional. Moscovo: Edições Progresso, 1981

MARINGONI, Gilberto. A revolução Venezuelana. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

MARX, Crítica ao programa de Gotha. In: ANTUNES, Ricardo (org). A Dialética do Trabalho: escritos de Marx e Engels. Volume 1. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2013.

MARX, Karl, ENGELS Frederic. Manifesto do Partido Comunista - 1848. Porto Alegre: Editora L&PM, 2001.

MÉSZÁROS, István. Atualidade Histórica da Ofensiva Socialista: uma Alternativa Radical ao Sistema Parlamentar. Trad: Paulo Cezar Castanheira. Boitempo: São Paulo, 2010.

RAFFESTIN, Claude. Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, Marcos Aurélio;

SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

SOUZA, Marcelo Lopes de. “Território” da divergência (e da confusão) em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.