COMUNA E ESTADO COMUNAL A ESTRATÉGIA TERRITORIAL DE CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO NA VENEZUELA

Contenu principal de l'article

Vanessa Aguiar BORGES

Résumé

Pesquisar o processo revolucionário na Venezuela nos dias atuais se faz uma tarefa no mínimo desafiadora. Para acompanhar diariamente a conjuntura, que trás mudanças consideráveis todos os dias em detrimento da intensificação dos ataques ao país e sua capacidade de resistência, é preciso saber em quais meios de comunicação confiar, visto que os meios hegemônicos fazem parte do ataque e são extremamente tendenciosos na veiculação dos acontecimentos. Há uma profunda desinformação e uma forte, intensa e eficaz manipulação dos fatos por parte deste meios com o intuito de gerar uma opinião pública internacional que legitime uma ação violenta e antidemocrática contra o governo eleito de Nicolás Maduro. Este artigo pretende debater a proposta de impulsionar uma Revolução de caráter Socialista na Venezuela por meio da estratégia territorial que constitui um novo marco para a organização política, econômica, social e cultural da sociedade: as Comunas.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
BORGES, V. A. (2019). COMUNA E ESTADO COMUNAL: A ESTRATÉGIA TERRITORIAL DE CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO NA VENEZUELA. BOLETIM DATALUTA, 12(143). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52887
Rubrique
Artigos

Références

BARUTO, Grasiela Cristina da Cunha. A Venezuela contemporânea: do antineoliberalismo ao anticapitalismo? Uma formação social em disputa hegemônica. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

FARIAS, Jesús. La Economia Política de la Transición al Socialismo. Caracas: Fondo Editorial de la Asamblea Nacional Willian Lara, Editorial Latina, 2013.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

HAESBAERT. Rogério. Dilema de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LENIN, Vladimir. El Estado y la Revolución. Ministerio del Poder Popular para la Comunicación y la Información. Caracas: 2009

LENINE, Vladimir. Problemas de Organização Socialista da Economia Nacional. Moscovo: Edições Progresso, 1981

MARINGONI, Gilberto. A revolução Venezuelana. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

MARX, Crítica ao programa de Gotha. In: ANTUNES, Ricardo (org). A Dialética do Trabalho: escritos de Marx e Engels. Volume 1. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2013.

MARX, Karl, ENGELS Frederic. Manifesto do Partido Comunista - 1848. Porto Alegre: Editora L&PM, 2001.

MÉSZÁROS, István. Atualidade Histórica da Ofensiva Socialista: uma Alternativa Radical ao Sistema Parlamentar. Trad: Paulo Cezar Castanheira. Boitempo: São Paulo, 2010.

RAFFESTIN, Claude. Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, Marcos Aurélio;

SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

SOUZA, Marcelo Lopes de. “Território” da divergência (e da confusão) em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.