UM NOVO GOLPE CONTRA A REFORMA AGRÁRIA NO PONTAL DO PARANAPANEMA?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse texto tem como centralidade expor a tentativa recente de golpe contra a Reforma Agrária nas terras públicas localizadas no Pontal do Paranapanema pelo Estado paulista ao criar brechas na legislação, abrindo a possibilidade de alienar as terras que estão em processos discriminatórios ou já julgados devolutos, de acordo com seu interesse. Entende-se por golpe, pois essa discussão não foi divulgada nem debatida amplamente com os movimentos socioterritoriais envolvidos historicamente na luta pela terra na região e a sociedade. São ações que podem alterar e redirecionar significativamente qual tipo de desenvolvimento que se deseja para o Pontal do Paranapanema.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
BARHUM, S. Contribuição aos estudos sobre ações discriminatórias de terras. Mestrado, Unoeste,
Presidente Prudente, 2003
DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra: Relatório Brasil 2016.
FELICIANO, C. A. Território em disputa: Terras (re)tomadas no Pontal do Paranapanema. 575 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana). FFLCH, São Paulo, 2009.
FERNANDES, B. M. MST. Formação e Territorialização. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.
LEITE, J. F. A ocupação no Pontal do Paranapanema. São Paulo: Hucitec, 1998.
VALVERDE, O - Estudos de geografia agrária brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985