ENTRANDO NOS TERRITÓRIOS DO TERRITÓRIO

Conteúdo do artigo principal

Bernardo Mançano FERNANDES

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico sobre o Território. E com base nesta reflexão proponho um debate sobre os tipos de territórios e as disputas territoriais. O que me motivou pensar sobre estes objetos é o fato de o Território ter sido escolhido por cientistas de diversas áreas do conhecimento como conceito central para o estudo de diferentes escalas e tipos de espaços geográficos. O conceito também passou a ser tema principal muito utilizado por distintas instituições na elaboração de projetos de políticas públicas, principalmente voltados para o desenvolvimento rural. Neste ensaio sobre o Território, procuro ir além da significação clássica mais utilizada do conceito como espaço de governança. Proponho uma tipologia de territórios a partir de referencial bibliográfico e de pesquisas de campo realizadas em diferentes países. O objetivo neste artigo é ampliar o debate sobre o Território e defender a idéia que a definição de sua significação é uma relação de poder que precisa ser constantemente debatida. Este poder é hoje muito utilizado pelas instituições e pelos estudiosos na realização de projetos de pesquisa e de desenvolvimento territorial rural que atinge milhões de pessoas em seus habitats.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, B. M. (2008). ENTRANDO NOS TERRITÓRIOS DO TERRITÓRIO. BOLETIM DATALUTA, 1(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54743
Seção
Artigos

Referências

CLAVAL, Paul. Espaço e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

DELANEY, David. Territory: a short introduction. Pondicherry: Blackwell, 2005.

ESCOLA Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Org.). O território e a vigilância em saúde. Christovam Barcellos, Luisa Iñiguez Rojas. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV/Proformar, 2004.

EVIA, Gerardo. La Republica de la Soja:Las alegorias de la globalizacion. http://www.agropecuaria.org/analisis/EviaRepublicaSoja.htm, acessado em 12/2/2006 12:31:54

FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: formação e territorialização. São Paulo: Hucitec, 1999.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A Formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais. Observatorio Social de América Latina. , v.16, p.273 – 284. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Antônio Márcio Buainain (Editor). Editora da Unicamp, 2007.

GOTTMANN, Jean. The significance of territory. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1973.

HARVEY, David, O Novo Imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

LEFEBVRE, Henry. The production of Space. Cambridge, Mass.: Blackwell Publishers, 1991.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Atlas dos Territórios Rurais. Brasília: MDA, 2004.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Bases da Formação Territorial do Brasil: o território colonial brasileiro no”longo”século XVI. São Paulo: Hucitec, 2000.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Barbárie e Modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. In: Revista Terra Livre, nº 21, pp.113-156. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003.

PALAU, Tomás et al. Los Refugiados del Modelo Agroexportador: impactos del monocultivo de soja en las comunidades campesinas paraguaya. Asunción: BASE: Investigaciones Sociales, 2007.

PEET, Richard. Geography of Power: the making of global economic policy. London: Zed Books, 2007.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De Saberes e de Territórios - diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. Niterói: 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. As Conseqüências Sociais e Ambientais da Prioridade ao Monocultivo. Niterói: 2007.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. “O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro - São Paulo: Editora Record, 2001.

SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In Território Territórios. Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – Associação dos Geógrafos Brasileiros. Niterói, 2002.

SANTOS, Milton. Testamento Intelectual. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SAQUET, Marcos. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SCHEJTMAN, Alexander. BERDEGUÉ Julio. Desarrollo Territorial Rural. Santiago: RIMISP, 2003.

SCHNEIDER, Sérgio. TARTARUGA, Ivan G. Peyré. Do território Geográfico à abordagem territorial do desenvolvimento rural. Trabalho apresentado nas Jornadas de intercambio y discusión: el desarrollo Rural en su perspectiva institucional y territorial. Buenos Aires: FLACSO – Argentina – Universidad de Buenos Aires/CONICET, 2005.

SEARLE, John R. Intencionalidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SOUZA, Marcelo José Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In Geografia: conceitos e temas. Castro, Iná Elias. Gomes, Paulo Cesar Costa. Corrêa, Roberto Lobato.(Orgs.). Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

TORRES, Ana Teresa. Territorios Eróticos. Caracas: Editorial Psicoanalítica, 1998.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2