LUTAS SOCIAIS DO CAMPESINATO NA CONTEMPORANEIDADE NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Horacio Martins de CARVALHO

Resumo

O campesinato brasileiro sempre viveu e ainda vive num ambiente de constante conflitualidade social onde a característica fundamental é a tentativa constante dos latifundiários e dos empresários capitalistas no campo de se apropriarem das terras e dos territórios dos camponeses. Não há paz, até porque a lógica expansionista do capital induz os empresários capitalistas à apropriação privada das terras devolutas e das públicas, assim como de todas as demais terras privadas que não estejam direta ou indiretamente sob seu controle político e econômico. Nessas circunstâncias as lutas sociais camponeses fazem parte, ainda que a contragosto, do cotidiano camponês.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, H. M. de. (2015). LUTAS SOCIAIS DO CAMPESINATO NA CONTEMPORANEIDADE NO BRASIL. Boletim DATALUTA, 8(95). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53774
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Horacio Martins de CARVALHO

Engenheiro Agrônomo e Cientista Social

Referências

Não há.