RELAÇÕES CIDADE-CAMPO: DA OPOSIÇÃO ENTRE A CIDADE E O CAMPO AOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA

Conteúdo do artigo principal

Raquel Carvalho de ARRUDA

Resumo

As relações cidade-campo sempre ocuparam a pauta acadêmica, porém não de maneira linear e consensual. A centralidade desse tema ganhou força nas décadas de 1980 e 1990. Nelas, o processo de redemocratização do país, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes, bem como a intensificação do agronegócio, entre outros, incrementaram as relações cidade-campo. Dessa maneira, ampliou-se a diversificação do tipo de atividades realizadas no campo até então restritas ao agrícola.


Para a compreensão dessa nova dinâmica, vários parâmetros foram estabelecidos, assim como visões divergentes discutidas sobre a dominação ou complementação entre a cidade e o campo. Ao mesmo tempo, intensificaram-se também os questionamentos sobre suas definições. Exemplo disso é o caso das críticas sobre a conceituação de cidade formulada em 1938 pelo Decreto-Lei no 311, assim como a idéia de atraso e pobreza tradicionalmente associados ao campo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ARRUDA, R. C. de. (2014). RELAÇÕES CIDADE-CAMPO: : DA OPOSIÇÃO ENTRE A CIDADE E O CAMPO AOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. BOLETIM DATALUTA, 7(75). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53109
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Raquel Carvalho de ARRUDA, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Geografia- Universidade Estadual Paulista – UNESP/Presidente Prudente. Bolsista CNPq.

Referências

ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Pensando o futuro das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil. In: MIRANDA, Carlos; TIBURCIO, Breno (Org.). Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil: Avanços e desafios. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA ), Série Desenvolvimento Rural Sustentável, vol. 12, 2010.

BALESTRO, Moisés Vilamil; BOTELHO FILHO, Flavio Borges; GHESTI, João Paulo. Desafios da política pública na construção territorial: o caso do Território Águas Emendadas no Programa Territórios da Cidadania. In.: Anais do 5o do Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012, Belém, Pará.

BERNARDELLI, Mara Lúcia Falconi da Hora. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPÓSITO, Maria Encarnação; WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Portal Territórios da Cidadania. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/xowiki/Minist%c3%a9rios_Participantes> Acesso em: 05/01/2014.

BRASIL, Presidência da República, Decreto de 25 de fevereiro de 2008.

CAMPOS, Neio; KRAHL, Mara Flora Lottici. Territorialidade: elo entre o espaço rural e o espaço urbano. In: Steinberger, Marília (Org.). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: Paralelo 15 e LGE, 2006.

ECHEVERRI, Rafael. Emergência e evolução do programa de desenvolvimento sustentável dos Territórios Rurais e nos Territórios da Cidadania In: FAVARETO, Arilson (Org.). Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil - Avanços e Desafios, Série Desenvolvimento Rural Sustentável, v.12. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), 2010, p.81-113.

ENDLICH, Ângela Maria. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPÓSITO, Maria Encarnação;

WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

FAVARETO, Arilson. Retrato das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil. Programa Dinámicas Territoriales Rurales Documento de Trabajo n. 26. Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural: Santiago, Chile. 2009

MOLINA, Wagner de Souza Leite. Territórios da Cidadania da teoria à prática: primeiras impressões a partir de três territórios potiguares. In.: Anais do 5o do Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2013, Belém, Pará.

ROSA, Lucelina Rosseti; FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira. As categorias rural, urbano, campo, cidade: a perspectiva de um continuum. In: SPÓSITO, Maria Encarnação; WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social com o teoria e como método in: Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Edusp, 2008

SPÓSITO, Maria Encarnação. A questão cidade-campo: perspectivas a partir da cidade. In: SPÓSITO, Maria Encarnação; WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ENTREVISTAS

PERAFÁN, Mireya (Ex - assessora da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário). Brasília/DF. Entrevista concedida a Raquel Carvalho de Arruda em 28/05/2013.

VIUDES, Elisângela (Assessora territorial do Colegiado do Território da Cidadania do Pontal do Paranapanema). Presidente Prudente/SP. Entrevista concedida a Raquel Carvalho de Arruda em 26/09/2013.