RELAÇÕES CIDADE-CAMPO: DA OPOSIÇÃO ENTRE A CIDADE E O CAMPO AOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA

Contenido principal del artículo

Raquel Carvalho de ARRUDA

Resumen

As relações cidade-campo sempre ocuparam a pauta acadêmica, porém não de maneira linear e consensual. A centralidade desse tema ganhou força nas décadas de 1980 e 1990. Nelas, o processo de redemocratização do país, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes, bem como a intensificação do agronegócio, entre outros, incrementaram as relações cidade-campo. Dessa maneira, ampliou-se a diversificação do tipo de atividades realizadas no campo até então restritas ao agrícola.


Para a compreensão dessa nova dinâmica, vários parâmetros foram estabelecidos, assim como visões divergentes discutidas sobre a dominação ou complementação entre a cidade e o campo. Ao mesmo tempo, intensificaram-se também os questionamentos sobre suas definições. Exemplo disso é o caso das críticas sobre a conceituação de cidade formulada em 1938 pelo Decreto-Lei no 311, assim como a idéia de atraso e pobreza tradicionalmente associados ao campo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
ARRUDA, R. C. de. (2014). RELAÇÕES CIDADE-CAMPO: : DA OPOSIÇÃO ENTRE A CIDADE E O CAMPO AOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. BOLETIM DATALUTA, 7(75). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53109
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Raquel Carvalho de ARRUDA, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Geografia- Universidade Estadual Paulista – UNESP/Presidente Prudente. Bolsista CNPq.

Citas

ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Pensando o futuro das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil. In: MIRANDA, Carlos; TIBURCIO, Breno (Org.). Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil: Avanços e desafios. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA ), Série Desenvolvimento Rural Sustentável, vol. 12, 2010.

BALESTRO, Moisés Vilamil; BOTELHO FILHO, Flavio Borges; GHESTI, João Paulo. Desafios da política pública na construção territorial: o caso do Território Águas Emendadas no Programa Territórios da Cidadania. In.: Anais do 5o do Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012, Belém, Pará.

BERNARDELLI, Mara Lúcia Falconi da Hora. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPÓSITO, Maria Encarnação; WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Portal Territórios da Cidadania. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/xowiki/Minist%c3%a9rios_Participantes> Acesso em: 05/01/2014.

BRASIL, Presidência da República, Decreto de 25 de fevereiro de 2008.

CAMPOS, Neio; KRAHL, Mara Flora Lottici. Territorialidade: elo entre o espaço rural e o espaço urbano. In: Steinberger, Marília (Org.). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: Paralelo 15 e LGE, 2006.

ECHEVERRI, Rafael. Emergência e evolução do programa de desenvolvimento sustentável dos Territórios Rurais e nos Territórios da Cidadania In: FAVARETO, Arilson (Org.). Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil - Avanços e Desafios, Série Desenvolvimento Rural Sustentável, v.12. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), 2010, p.81-113.

ENDLICH, Ângela Maria. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPÓSITO, Maria Encarnação;

WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

FAVARETO, Arilson. Retrato das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil. Programa Dinámicas Territoriales Rurales Documento de Trabajo n. 26. Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural: Santiago, Chile. 2009

MOLINA, Wagner de Souza Leite. Territórios da Cidadania da teoria à prática: primeiras impressões a partir de três territórios potiguares. In.: Anais do 5o do Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2013, Belém, Pará.

ROSA, Lucelina Rosseti; FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira. As categorias rural, urbano, campo, cidade: a perspectiva de um continuum. In: SPÓSITO, Maria Encarnação; WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social com o teoria e como método in: Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Edusp, 2008

SPÓSITO, Maria Encarnação. A questão cidade-campo: perspectivas a partir da cidade. In: SPÓSITO, Maria Encarnação; WHITACKER, Arthur (Org.). Cidade e campo – relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ENTREVISTAS

PERAFÁN, Mireya (Ex - assessora da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário). Brasília/DF. Entrevista concedida a Raquel Carvalho de Arruda em 28/05/2013.

VIUDES, Elisângela (Assessora territorial do Colegiado do Território da Cidadania do Pontal do Paranapanema). Presidente Prudente/SP. Entrevista concedida a Raquel Carvalho de Arruda em 26/09/2013.