AS FORMAS DE MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS E AS LUTAS CAMPONESAS NA PARAÍBA

Conteúdo do artigo principal

Emilia de Rodat Fernandes MOREIRA
Ivan TARGINO
Denise de Sousa FERREIRA
Bruno Ravic da SILVA
José Carlos DANTAS

Resumo

É possível identificar três momentos em que a classe camponesa exerceu o direito cidadão de mobilizar-se, organizar-se e de participar da política nacional. Um primeiro momento se estende de meados dos anos de 1950 até o golpe militar de 1964. Nele merece destaque a ação das Ligas Camponesas. O segundo abarca o período do regime militar, caracterizado pela repressão aos movimentos populares, pela modernização da agricultura e por focos de resistência camponesa. O terceiro corresponde ao período pós-redemocratização que teve como marcos a implantação da política neoliberal de desenvolvimento nacional extensiva ao campo, o inicio das ações do Movimento dos Sem Terra e o renascimento das mobilizações populares em torno da questão agrária e da reforma agrária.


Neste artigo, busca-se não só analisar as formas de manifestações que tiveram lugar no estado da Paraíba nos três momentos citados, mas também caracterizar as manifestações empreendidas pelos movimentos socioterritoriais e agentes sociais diversos no período de 2000 a 2012 com base nos dados registrados a partir de 2000 pela Rede de pesquisa DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra.


O trabalho está estruturado em quatro eixos de análise: a) o que aborda as manifestações durante o período das Ligas Camponesas; b) o que versa sobre as manifestações durante o regime militar; c) o que contextualiza as manifestações desde o período de pós-redemocratização do país até 1999 e; d) o que discorre sobre as manifestações que tiveram lugar na Paraíba entre 2000 e 2012. 


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA, E. de R. F., TARGINO, I., FERREIRA, D. de S., SILVA, B. R. da, & DANTAS, J. C. (2014). AS FORMAS DE MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS E AS LUTAS CAMPONESAS NA PARAÍBA. BOLETIM DATALUTA, 7(80). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52933
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emilia de Rodat Fernandes MOREIRA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Departamento de Geociências/UFPB. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Espaço e Campesinato (GETEC). Coordenadora do DATALUTA-PB.

Ivan TARGINO, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPB. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Economia - Departamento de Economia/UFPB. Colaborador do DATALUTA-PB

Denise de Sousa FERREIRA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bolsista do Probex/UFPB. Pesquisadora do DATALUTA-PB.

Bruno Ravic da SILVA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bolsista do Probex/UFPB/. Pesquisador do DATALUTA-PB.

José Carlos DANTAS, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bolsista de IC – Pivic/UFPB/. Pesquisador do DATALUTA-PB.

Referências

BENEVIDES, Cezar. Camponeses em Marcha. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Agricultura Familiar, reforma agrária e desenvolvimento local para um novo mundo rural. 1999

LEMOS, Francisco de Assis. Nordeste: o Vietnã que não houve – ligas camponesas e o golpe de 64. João Pessoa: Edições Linha d’Água, 2008.

MITIDIERO JUNIOR, Marco Antonio. A ação territorial de uma igreja radical: teologia da libertação, luta pela terra e atuação da comissão pastoral da terra no Estado da Paraíba. 501f. 2008. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo.

MOREIRA, Emilia. Por um pedaço de chão. João Pessoa: Editora Universitária, 1997.

MOREIRA, Emilia; PENHA, J.P.; PEREIRA, M.P.B.; TARGINO, IVAN. A visão dos atores sociais sobre a crise do emprego rural na Zona Canavieira da Paraíba. São Paulo: Revista da ABET – nº. 1, vol. I –2001.

RAMOS, Severino. Crimes que abalaram a Paraíba. João Pessoa: Graffset, 1989.

TARGINO, Ivan; MOREIRA, Emilia; MENEZES, Marilda.As ligas camponesas na Paraiba: a relato a partir da memória dos seus protagonistas. Revista Ruris, vol.5, n. 1, 2011.

VAN HAM, Antonia M.; CALADO, Alder Júlio; SEZYSHTA, Arivaldo J. ; GIACOMELLI, Gabriele; IENO, Gláucia M. de Luna.(orgs) Memórias do povo: João Pedro Teixeira e as ligas camponesas na Paraíba – deixemos o povo falar. João Pessoa: Ideia, 2006

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)