A LUTA DE OCUPAÇÃO SUA EVOLUÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA

Conteúdo do artigo principal

Emília de Rodat Fernandes MOREIRA
Denise de Sousa FERREIRA
José Carlos DANTAS
Ivan TARGINO
Maria Franco GARCIA

Resumo

O presente trabalho dá continuidade ao estudo apresentado no VII Congresso Brasileiro de Geografia atualizando-o e ampliando a análise da evolução da luta de ocupação de terra no estado da Paraíba. Ele parte da compreensão de que a questão agrária brasileira em pleno século XXI ainda mantém “inalteradas as suas principais características: o monopólio da propriedade da terra; o predomínio da monocultura para exportação e a intensa exploração do trabalho, fundamentais para garantir a acumulação do capital no espaço agrário brasileiro” (MOREIRA et al. 2011, p.6). Esse processo tem assumido na atualidade formas e dinâmicas diferenciadas que ora vem reforçar as características tradicionais ora vem intensificá-las, adaptando-as às novas exigências da acumulação capitalista “que coloca novos desafios para os sujeitos sociais envolvidos na produção do espaço agrário, com o agravamento das disputas territoriais que aí têm lugar” (MOREIRA et al. 2011, p.6).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA, E. de R. F., FERREIRA, D. de S., DANTAS, J. C., TARGINO, I., & GARCIA, M. F. (2015). A LUTA DE OCUPAÇÃO: SUA EVOLUÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA. BOLETIM DATALUTA, 8(93). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53778
Seção
Artigos

Referências

CPT. Conflitos no Campo Brasil 2011. Org. CANUTO, Antônio; SILVA LUZ, Cássia Regina da; WICHINIESKI, Isolete. Goiânia: CPT Nacional Brasil, 2012.

CALDART, Roseli. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. São Paulo: Estudos Avançados vol.15 nº.43, Sept./Dec. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300016.

DATALUTA – NACIONAL. Banco de dados agregados sobre ocupações de terra, 1989- 2013. Presidente Prudente: NERA, 2014.

DATALUTA. Relatório 2014 - PB. João Pessoa: GETEC/UFPB.

FABRINI, João Edmilson; ROOS, Djoni. Conflitos territoriais entre o campesinato e o agronegócio latifundiário. 1ª ed. – São Paulo: Outras expressões, 2014.

FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: Movimento dos trabalhadores rurais sem terra: formação e territorialização em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1996.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A ocupação como forma de acesso à terra. In: Vozes Sem Terra, novembro de 2012. Site hospedado pela Escola de Línguas Modernas Universidade de Nottingham, GrãBretanha. Disponível em: www.landless-voices.org

FERNANDES, Bernardo Mançano; STEDILE, João Pedro. Brava gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. 2ª ed. - São Paulo: Expressão popular, 2012.

MOREIRA, Emilia de Rodat Fernandes. Da Zona da Mata ao Sertão: a luta pela terra e a construção de território(s) de esperança no estado da Paraíba. João Pessoa: Projeto de Pesquisa, DGEOC/PPGG/CNPq, 2011.

MOREIRA, Emilia de Rodat Fernandes. A Geografia e a visibilidade dos sujeitos: o protagonismo da Igreja católica e a memória da luta pela terra na Paraíba. João Pessoa: Projeto de Pesquisa, DGEOC/PPGG/CNPq, 2014.

MOREIRA, Emilia de Rodat Fernandes. Luta de Ocupação e de Resistência Camponesa na Paraíba. Palestra realizada junto ao GETEC/UFPB, em abril de 2013.

MOREIRA, Emilia de Rodat Fernandes, TARGINO, Ivan. Capítulos de geografia agrária da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 1997.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)