RECONCEITUALIZANDO A REFORMA AGRÁRIA

Contenu principal de l'article

Bernardo Mançano FERNANDES

Résumé

As ocupações de terra continuam sendo a forma de pressão mais eficaz para que o governo desaproprie terras e implante assentamentos. O crescimento da luta pela terra fez com que o governo FHC criasse medidas provisórias para criminalizar as ocupações. Na perspectiva de diminuir a intensidade da luta pela terra em diversos países, na década de 1990, o Banco Mundial tentou conduzir a reforma agrária pelo mercado, mas fracassou. A reforma agrária não se presta ao negócio, ela é um processo político muito mais amplo, não está resumida à dimensão econômica, assim como o desenvolvimento, a reforma agrária é multidimensional. As relações de desapropriação e de compra e venda, embora sejam mediadas pelo dinheiro são processos muito diferentes, como demonstrou Ramos Filho, 2008.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
FERNANDES, B. M. (2010). RECONCEITUALIZANDO A REFORMA AGRÁRIA. BOLETIM DATALUTA, 3(31). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54912
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Bernardo Mançano FERNANDES, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).

Références

COCA. Estevan L. de F. Análise e mapeamento dos tipos de assentamentos no Brasil: compreender a diversidade e a atualidade da reforma agrária brasileira - estudo dos assentamentos das regiões Norte e Nordeste. Relatório Final. FAPESP - Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo. Presidente Prudente, 2008.

GIRARDI. Eduardo P. Quanto reformadora é a política de assentamentos rurais? Presidente Prudente: NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária, 2009. http://www4.fct.unesp.br/nera/artigodomes/5artigodomes_2009.pdf

RAMOS FILHO, Eraldo da Silva. (2008) Questão Agrária atual: Sergipe como referência para um estudo confrontativo das políticas de reforma agrária e reforma agrária de mercado (2003 – 2006). Tese de Doutorado (GEOGRAFIA). Programa de Pós-Graduação em Geografia –Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

ROCHA. Herivelto F. Análise e mapeamento dos tipos de assentamentos no Brasil: compreender a diversidade e a atualidade da reforma agrária brasileira - estudo dos assentamentos da região Centro-Sul. Relatório Final. FAPESP - Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo. Presidente Prudente, 2008.

SANTOS, Rafael de Oliveira C. ROCHA. Herivelto F “Análise das políticas de obtenção dos Assentamentos Rurais no Brasil de 1985 a 2009: estudo dos assentamentos reconhecidos pelo INCRA no Estado de São Paulo”. FAPESP - Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo. Presidente Prudente, 2010.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2