O CAMPO EM QUESTÃO O DEBATE A CERCA DOS PARADIGMAS AGRÁRIOS A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO TERRITÓRIO

Contenu principal de l'article

Ingrid Michelle Coelho Sampaio FÉLIX

Résumé

O trabalho realizado tem por objetivo um debate teórico em torno do que se entende por território, para entender os paradigmas da questão agrária e do capitalismo agrário. Entender os tipos de territórios e as disputas territoriais é fundamentalmente importante para a construção deste ensaio. Este trabalho parte de observações e leituras realizadas sobre as territorialidades destacadas por Bernardo Mançano Fernandes, que se formam a partir dos processos de lutas, nesse caso lutas pela constituição de outros territórios, territórios campesinos. O ponto de partida da análise de Fernandes é o Espaço Geográfico. Baseando-se nas teorias desenvolvidas por Henri Lefebvre e Milton Santos, o espaço na análise, surge como materialização da existência humana, sendo uma totalidade, que se comporta como sistemas de objetos e sistemas de ações. 


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
FÉLIX, I. M. C. S. (2015). O CAMPO EM QUESTÃO: O DEBATE A CERCA DOS PARADIGMAS AGRÁRIOS A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO TERRITÓRIO. BOLETIM DATALUTA, 8(87). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53783
Rubrique
Artigos

Références

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Campinas: Hucitec/Anpocs/Editora da Unicamp, 1992.

ARENDT. Hannah. O que ‘Política’? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Edusp, 1981.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial In: BUAINAIN, Antonio Márcio(org). Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2008, p. 173-224.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do Território. In: Campesinato e Território em disputas. PAULINO, Eliane Tomiasi; FABRINI, João Edmilson (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 273-302.

GOTTMANN, Jean. The significance of territory. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1973.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo: Nova Cultural, (1899) 1986.

LÊNIN, Vladimir. Ilitch. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Nova Cultural, (1899) 1985.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. 1845. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm>. Acesso em 30 de abril de 2014.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A agricultura Camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.