O CAMPO EM QUESTÃO O DEBATE A CERCA DOS PARADIGMAS AGRÁRIOS A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO TERRITÓRIO

Contenido principal del artículo

Ingrid Michelle Coelho Sampaio FÉLIX

Resumen

O trabalho realizado tem por objetivo um debate teórico em torno do que se entende por território, para entender os paradigmas da questão agrária e do capitalismo agrário. Entender os tipos de territórios e as disputas territoriais é fundamentalmente importante para a construção deste ensaio. Este trabalho parte de observações e leituras realizadas sobre as territorialidades destacadas por Bernardo Mançano Fernandes, que se formam a partir dos processos de lutas, nesse caso lutas pela constituição de outros territórios, territórios campesinos. O ponto de partida da análise de Fernandes é o Espaço Geográfico. Baseando-se nas teorias desenvolvidas por Henri Lefebvre e Milton Santos, o espaço na análise, surge como materialização da existência humana, sendo uma totalidade, que se comporta como sistemas de objetos e sistemas de ações. 


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
FÉLIX, I. M. C. S. (2015). O CAMPO EM QUESTÃO: O DEBATE A CERCA DOS PARADIGMAS AGRÁRIOS A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO TERRITÓRIO. Boletim DATALUTA, 8(87). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53783
Sección
Artigos

Citas

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Campinas: Hucitec/Anpocs/Editora da Unicamp, 1992.

ARENDT. Hannah. O que ‘Política’? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Edusp, 1981.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial In: BUAINAIN, Antonio Márcio(org). Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2008, p. 173-224.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do Território. In: Campesinato e Território em disputas. PAULINO, Eliane Tomiasi; FABRINI, João Edmilson (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 273-302.

GOTTMANN, Jean. The significance of territory. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1973.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo: Nova Cultural, (1899) 1986.

LÊNIN, Vladimir. Ilitch. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Nova Cultural, (1899) 1985.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. 1845. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm>. Acesso em 30 de abril de 2014.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A agricultura Camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.