O PROJETO IDEOLÓGICO DA MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

Contenu principal de l'article

Edson Luiz Zanchetti da LUZ

Résumé

Nosso estudo divide-se em três partes, de início realizaremos um rápido resgate histórico acerca da conjuntura política em que foram gestadas as compressões sobre a classe camponesa. Ainda na primeira parte e tendo como referência a obra de José de Souza Martins, “Os camponeses e a política no Brasil” (1981) buscamos demonstrar o cenário político do campo brasileiro no período que antecedeu o golpe militar de 1964.
Na segunda parte trataremos sob qual cenário e interesses foram desenvolvidos os conceitos “modernizantes” da agricultura, demonstrando de que maneira o programa “Aliança para o progresso” se desdobrou sobre o Brasil e a América Latina carregando consigo todo um aparato político e ideológico que passariam a determinar o modelo econômico de todo um continente. Na parte final discutiremos de que maneira se deu a disseminação do paradigma empresarial no contexto brasileiro a opção do Estado pelo agronegócio e quais são as ferramentas de sustentação deste modelo de agricultura.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
LUZ, E. L. Z. da. (2021). O PROJETO IDEOLÓGICO DA MODERNIZAÇÃO DO CAMPO. Boletim DATALUTA, 14(160). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53152
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Edson Luiz Zanchetti da LUZ, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestrando em Geografia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Membro do Laboratório De Geografia Das Lutas no Campo e na Cidade – GEOLUTAS.

Références

FERNANDES, B. M. Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico. 2013. Presidente Prudente. Disponível em http://www2.fct.unesp.br/nera/ltd/textos-volume1-bmf2013.pdf. Acesso em janeiro de 2021.

KAUTSKY, K. A questão agrária. Tradução de João Antunes. Porto: Portucalense, 1972.

LÊNIN, V. I. Capitalismo e agricultura nos Estados Unidos da América. São Paulo: Brasil Debates, 1980.

LUZ, E. L. Z. da; ROOS, D. Resistência camponesa e óbice à organização política coletiva dos avicultores integrados à Copagril em Marechal Cândido Rondon – Paraná. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, v. 1, n. 31, p. 143-177, 1 jun. 2020.

MARTINS, J. de S. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.

MENDONÇA, M. L. R. S. Modo capitalista de produção e agricultura: a construção do conceito de Agronegócio. Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo – São Paulo, 2013.

MÉSZAROS, I. O poder da ideologia. Tradução: Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

OLIVEIRA, A. U. de. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996.

OLIVEIRA, A. U. de. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e no agronegócio no Brasil. Terra Livre, São Paulo, V. 2, nº 21, 2003. p. 113-156.

OLIVEIRA, A. U. de Campesinato e agronegócio: uso da terra, movimentos sociais e transformações no campo. In: Feitosa, Antônio Maurílio Alencar, et all (org). Debaixo da lona: tendências e desafios regionais da luta pela posse da terra e da reforma agrária no Brasil. Goiânia: Editora da UCG, 2006.

OLIVEIRA, A. U. de. Modo de produção capitalista, agricultura a reforma agrária. São Paulo: FFLCH, 2007, 184p.

OLIVEIRA, A. U. de. A Mundialização da Agricultura Brasileira. São Paulo: Iandé Editorial, 2016, 545p.

PAULINO, E. T. Alimentos e mercados: uma questão geopolítica e de classes. Revista Formação, Nº 14, V. 1, 2010. p. 167-185.

PORTO GONÇALVES, C. W. Da geografia às geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. In: La Guerra Infinita: Hegemonía y terror mundial. Buenos Aires, CLACSO, 2002. p. 217-256.

RIBEIRO, R. A. A teoria da modernização, a aliança para o progresso e as relações Brasil – Estados Unidos. Perspectivas, São Paulo, Nº 30, 2006. p.151-175.

SAMPAIO, M. A. P; GIRARDI, E. P; ROSSINI, R. E. A “expansão do agronegócio no Brasil”: um dossiê composto por olhares diversos. Confins, Nº 45, 2020.

STÁLIN, I. V. O Materialismo Dialético e o Materialismo Histórico, Horizonte. Rio, 1945. Disponível em http://www.encurtador.com.br/jJ238. Acesso em janeiro 2021.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s