O DESLOCAMENTO DA POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS PARA O MERCADO: O CASO DE SERGIPE (1982 – 2012)

Contenu principal de l'article

Eraldo da Silva RAMOS FILHO

Résumé

Neste artigo, analiso a política de assentamentos rurais implantada no estado de Sergipe. O objetivo é demonstrar o curso da política de criação de assentamentos rurais no estado de Sergipe, com ênfase na evolução dos instrumentos de obtenção de terras entre 1982 e 2012. Adoto como fonte de pesquisa o DATALUTA Sergipe: Banco de Dados da Luta pela Terra, especialmente suas informações quantitativas sobre os assentamentos rurais. Neste trabalho compreendemos por instrumentos de obtenção de terras o recurso legal e administrativo adotado pelos Municípios, Estados e União na arrecadação de imóveis rurais para fins de criação de assentamentos rurais voltados às famílias sem terra ou com pouca terra. A motivação precípua para elaboração deste texto reside na necessidade de apreender a tendência ao deslocamento da política de reforma agrária prevista na Constituição de 1988 (qual seja a desapropriação por descumprimento da função social) para a esfera do mercado, mediante negociações de compra e venda de imóveis rurais para criação de assentamentos rurais.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
RAMOS FILHO, E. da S. (2014). O DESLOCAMENTO DA POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS PARA O MERCADO: : O CASO DE SERGIPE (1982 – 2012). BOLETIM DATALUTA, 7(81). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52934
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Eraldo da Silva RAMOS FILHO, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador do Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LABERUR). Coordenador do DATALUTA Sergipe.

Références

COCA, Estevan Leopoldo de Freita. A diversidade dos assentamentos rurais. In: Um estudo da diversidade atualidade da reforma agrária: análise dos tipos de assentamentos do Território Cantuquiriguaçu – Estado do Paraná. Presidente Prudente, SP, 2011. 231. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista. p. 11 – 33. Disponível em: < http://www2.fct.unesp.br/nera/ltd/dissertacao_coca_2011.pdf >.

INCRA. Incra promove audiências públicas para aquisição de imóveis rurais em Sergipe. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Brasília, 10 de maio de 2012. Disponível em: Acessado em: 2 de jun. 2012, 21:16.

INCRA. Minuta do convênio CRT SR-23/SE Nº 04000/2007 celebrado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e o Governo do Estado de Sergipe representado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário – SEAGRI. Aracaju, 26 dez. 2007.

LOPES, Eliano Sérgio. Da colonização dirigida na Amazônia à reforma agrária no Nordeste: origem, trajetória e perspectivas de colonos e assentados. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

PEREIRA, Raphaela Andrade; BATISTA, Rayane Mara; RAMOS FILHO, Eraldo da Silva; PAULO, Tereza Raquel Muniz de. Prolegônemos à reforma agrária em Sergipe: o convênio 04000/2007 INCRA – SEAGRI em foco. In: Anais do XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. Uberlândia: UFU/IG, 2012. Disponível em: < http://www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/gts/1403_1.pdf>.

RAMOS FILHO, Eraldo da Silva; RAMOS, Oneclark Francisco. Concentração fundiária, monopolização do território camponês e mercados institucionais: desafios ao combate à pobreza em Sergipe. Anais do NAP. Aracaju: FAPITEC, 2014.

RAMOS FILHO, Eraldo da Silva; BATISTA, Rayane Mara; BRAZIL, Pedro Leão Vital; SOUZA, Lucas Feitosa de; MOTA, Isabela, Jesus da. DATALUTA Sergipe: metodologia e contribuição ao estudo da questão agrária. In: Revista de Extensão Universitária da UFS. São Cristóvão: UFS/PROEX, vol. 1, n. 2, 2013, p. 61-71. Disponível em: < http://www.seer.ufs.br/index.php/revex/article/view/2309/2032>.

______. A contrarreforma agrária no Brasil no início do século XXI. In: CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz;

SOUZA, Raimunda Áurea Dias de. (Orgs.). O capital e a ocupação de terras/territórios. São Cristóvão: Editora UFS, 2013. p. 243 – 300.

______. Movimentos socioterritoriais, a reforma agrária de mercado do Banco Mundial e o combate a pobreza rural: os casos do MST, CONTAG e MARAM. Subordinação ou resistência camponesa. Buenos Aires/São Paulo: CLACSO/Expressão Popular, 2013.

______. Questão agrária atual: Sergipe como referência para um estudo confrontativo das políticas de reforma agrária e reforma agrária de mercado (2003-2006). Presidente Prudente, 2008. 410. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” – Campus de Presidente Prudente. Disponível em <http://www4.fct.unesp.br/nera/biblioteca.php>. Acesso em: 3 out. 2008.

_____. De pobre e sem-terra a pobre com terra e sem sossego: territorializaçao e territorialidades da reforma agrária de mercado. In: FERNANDES, B. M. et. all. (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas. Vol. 2, (Coleção História Social do Campesinato), São Paulo: NEAD, MDA, EDUNESP, 2009. Disponível em: <http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Lists/Publicacoes/Attachments/65/Lutas_Camponesas_vol.pdf >.

______. (Coord.) et al. DATALUTA Sergipe 2012: Banco de Dados da Luta Pela Terra, 2012. São Cristóvão: LABERUR, 2013. Universidade Federal de Sergipe, 2013. Disponível em: <http://laberur.ufs.br/sites/default/files/105/relatorio_dataluta_sergipe_2012.pdf >.

SANTOS, Rafael de Oliveira Coelho dos. Estudo das Políticas de Obtenção dos Assentamentos de Reforma Agrária no Brasil entre 1985 e 2009. Presidente Prudente, SP, 2010. 92. Monografia (Geografia Bacharelado) – Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/monografia/mono_rafael_coelho_2010.pdf>.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Investimentos de mais de R$ 95 milhões consolidam reorganização fundiária do Estado. Agência Sergipe de Notícia. Aracaju, 01 nov. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2012, 22:53.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Incra aponta o modelo sergipano de reforma agrária como exemplo para o Brasil. Agência Sergipe de Notícia. Aracaju, 01 nov. 2011. Disponível em: Acesso em: 30 mai. 2012, 23:15

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s