É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O MARXISMO E A DECOLONIALIDADE?

Contenu principal de l'article

Alexis Magnum Azevedo de JESUS

Résumé

As teorias decoloniais seriam as mais indicadas para pensar a realidade dos povos latino-americanos. Mas terá a decolonialidade, realmente, superado as concepções mais clássicas para nos servir de guia teórico-prático, a exemplo do marxismo? Ou, ainda, não seria possível aproximar a discussão decolonial do marxismo? A priori, encontramos duas posições bem fundamentadas: a primeira, em que o marxismo é incompatível enquanto teoria social para pensar a realidade dos povos que vivem na América Latina, uma vez que sustenta o colonialismo em suas teses centrais; e a segunda, que define a possibilidade de diálogo entre essas duas epistemologias.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
JESUS, A. M. A. de. (2022). É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O MARXISMO E A DECOLONIALIDADE?. BOLETIM DATALUTA, 15(178). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52850
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Alexis Magnum Azevedo de JESUS, Universidade Federal de Sergipe - (UFS)

Docente na Universidade Federal de Sergipe, Docente da Faculdade de Direito 8 de Julho, Doutorando em Educação na Universidade Federal de Sergipe, Membro do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas.

Références

AGUIAR, Jórissa Danilla Nascimento. Entre a subalternidade e o socialismo indoamericano: existe um pensamento marxista decolonial?. UFCG, 2017.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo Estrutural. E. Letramento, São Paulo. 2018.

AMADEOS, Javier. ROJAS, Gonzalo. Marxismo, pós-colonialidade e teoria do sistema-mundo. Revista lutas sociais. n. 25-26. Lutas operárias e populares. Especial comuna de Paris. 2011.

ANDERSON, Kevin. Marx nas margens. Nacionalismo, Etnia e Sociedades não ocidentais. Ed. Boitempo. São Paulo, 2019.

BORBA, Pedro dos Santos de. BENZAQUEN, Guilherme Figueredo. Teoria Crítica nas margens: um diálogo entre marxismo e pós-colonialismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 35. 103. 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nQgP7GzskDqGVmnWxv3MXfc/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 03 jan. 2022.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: UFJF, 2010.

GROSFOGUEL. Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Periferia, v. 1, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/3428/2354>. Acesso em: 03 jan. 2022.

JUNIOR, Josias de Paula. O colonialismo no coração da teoria crítica: a justificativa colonial em Karl Marx. Revista do programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. V. 2, n. 16. 2010.

LANDER, Edgardo. Marxismo, eurocentrismo e colonialismo. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas. CLACSO. Buenos Aires. 2007. Disponível em <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/formacionvirtual/20100715080042/cap8.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2022.

NETTO, José Paulo. Introdução a crítica da economia política. Ed. Zahar. 2015.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política: tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2.ed.- São. Paulo: Expressão Popular, 2008.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s