É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O MARXISMO E A DECOLONIALIDADE?

Main Article Content

Alexis Magnum Azevedo de JESUS

Abstract

As teorias decoloniais seriam as mais indicadas para pensar a realidade dos povos latino-americanos. Mas terá a decolonialidade, realmente, superado as concepções mais clássicas para nos servir de guia teórico-prático, a exemplo do marxismo? Ou, ainda, não seria possível aproximar a discussão decolonial do marxismo? A priori, encontramos duas posições bem fundamentadas: a primeira, em que o marxismo é incompatível enquanto teoria social para pensar a realidade dos povos que vivem na América Latina, uma vez que sustenta o colonialismo em suas teses centrais; e a segunda, que define a possibilidade de diálogo entre essas duas epistemologias.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
JESUS, A. M. A. de. (2022). É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O MARXISMO E A DECOLONIALIDADE?. BOLETIM DATALUTA, 15(178). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52850
Section
Artigos
Author Biography

Alexis Magnum Azevedo de JESUS, Universidade Federal de Sergipe - (UFS)

Docente na Universidade Federal de Sergipe, Docente da Faculdade de Direito 8 de Julho, Doutorando em Educação na Universidade Federal de Sergipe, Membro do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas.

References

AGUIAR, Jórissa Danilla Nascimento. Entre a subalternidade e o socialismo indoamericano: existe um pensamento marxista decolonial?. UFCG, 2017.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo Estrutural. E. Letramento, São Paulo. 2018.

AMADEOS, Javier. ROJAS, Gonzalo. Marxismo, pós-colonialidade e teoria do sistema-mundo. Revista lutas sociais. n. 25-26. Lutas operárias e populares. Especial comuna de Paris. 2011.

ANDERSON, Kevin. Marx nas margens. Nacionalismo, Etnia e Sociedades não ocidentais. Ed. Boitempo. São Paulo, 2019.

BORBA, Pedro dos Santos de. BENZAQUEN, Guilherme Figueredo. Teoria Crítica nas margens: um diálogo entre marxismo e pós-colonialismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 35. 103. 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nQgP7GzskDqGVmnWxv3MXfc/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 03 jan. 2022.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: UFJF, 2010.

GROSFOGUEL. Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Periferia, v. 1, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/3428/2354>. Acesso em: 03 jan. 2022.

JUNIOR, Josias de Paula. O colonialismo no coração da teoria crítica: a justificativa colonial em Karl Marx. Revista do programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. V. 2, n. 16. 2010.

LANDER, Edgardo. Marxismo, eurocentrismo e colonialismo. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas. CLACSO. Buenos Aires. 2007. Disponível em <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/formacionvirtual/20100715080042/cap8.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2022.

NETTO, José Paulo. Introdução a crítica da economia política. Ed. Zahar. 2015.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política: tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2.ed.- São. Paulo: Expressão Popular, 2008.

Most read articles by the same author(s)