O TRABALHO ESCRAVO E A EXPLORAÇÃO DA TERRA E DOS TRABALHADORES RURAIS NAS “NOVAS” FRONTEIRAS DO CAPITAL NA AGRICULTURA MODERNA BRASILEIRA

Contenu principal de l'article

Diogo Marcelo Delben Ferreira de LIMA
Giseli DALLA-NORA

Résumé

Cada sistema ou modo de produção, com suas categorias e leis gerais, rege todas as relações sociais e conduz a transformação da sociedade e do espaço. Uma vez que o modo de produção determina como se dá a organização da sociedade, a interação entre as pessoas, as classes sociais e o Estado, e o aproveitamento dos recursos disponíveis, cumpre discutir as relações sociais de produção, sobretudo o trabalho, o mais expressivo e significativo vínculo que o ser humano estabelece com seus semelhantes e com a terra.


O presente estudo trata das questões políticas e sociais no campo e das contradições nas relações de produção e de trabalho no espaço agrário, com ênfase no problema da exploração da terra e de trabalhadores rurais.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
LIMA, D. M. D. F. de, & DALLA-NORA, G. (2017). O TRABALHO ESCRAVO E A EXPLORAÇÃO DA TERRA E DOS TRABALHADORES RURAIS NAS “NOVAS” FRONTEIRAS DO CAPITAL NA AGRICULTURA MODERNA BRASILEIRA. BOLETIM DATALUTA, 10(117). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52832
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Diogo Marcelo Delben Ferreira de LIMA, Universidade Federal de Mato Grosso - (UFMT)

Professor no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia e em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade – GECA/UFMT e integrante da Rede de Pesquisa DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra e Projeto DATALUTA Mato Grosso.

Giseli DALLA-NORA, Universidade Federal de Mato Grosso - (UFMT)

Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade – GECA/UFMT. Integrante da Rede de Pesquisa DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra e Projeto DATALUTA Mato Grosso.

Références

GECA – Núcleo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal – UFMT. Relatório DATALUTA Mato Grosso - 2015. GECA/UFMT. Coordenação: ROSSETTO, O. C. GIRARDI, E. P. Cuiabá, Mato Grosso, 2016.

GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. São Paulo. Editora Ática, 1985.

___. A escravidão reabilitada. São Paulo: Editora Ática, 1991.

HENRY, Henry; MELLO, Neli Aparecida de; HATO, Julio; GIRARDI, Eduardo Paulo.Atlas do Trabalho Escravo no Brasil. São Paulo: Amigos da Terra, 2009.

LIMA, Diogo Marcelo Delben Ferreira de. ROSSETTO, Onélia Carmem. Os conflitos agrários na Amazônia Mato-Grossense: o caso da chacina de Taquaraçu do Norte, município de Colniza, Mato Grosso, Brasil. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – Artigo DATALUTA: maio de 2017.

MARTINS, José de Souza. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.

___. Expropriação e violência. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

___. O cativeiro da terra.9 ed. 1ª reimpr. São Paulo. Contexto, 2013.

___. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. 2 ed. 2 reimp. São Paulo. Contexto, 2014.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Observatório Digital do Trabalho Escravo. Disponível em: http://observatorioescravo.mpt.mp.br/. Acessado em julho e agosto de 2017.

NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – FCT/ UNESP Coordenação: GIRARDI. E. P.; DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra: Relatório Brasil 2015.Presidente Prudente, São Paulo. Dezembro de 2016.

ROSSETTO, Onélia Carmem; DALLA-NORA, Giseli. PAULLI, Lucas. Faces da questão agrária em Mato Grosso: agronegócio e trabalho escravo contemporâneo. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – Artigo DATALUTA.. Presidente Prudente, maio de 2015, número 89.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s