PELA RETOMADA DAS TERRAS PÚBLICAS DO PONTAL DO PARANAPANEMA

Contenido principal del artículo

Carlos Alberto FELICIANO

Resumen

Terrenos desconhecidos. Assim era denominada a região oeste do estado de São Paulo, no século XIX e início do século XX. Na atualidade, podemos entender o extremo sudoeste do estado como uma fração do território capitalista disputada por classes distintas de uma mesma sociedade em um movimento contínuo e contraditório de apropriação e expropriação de formas de vida e reproduções. Por isso, partes dessas terras ainda são desconhecidas. Não possuem uma definição legal sobre seu domínio. Esse conhecimento somente se efetiva com o resultado judicial das ações discriminatórias que estão em andamento. Porém é nesse contexto de indefinição que o governo paulista divulgou recentemente na mídia seu interesse em acelerar a aprovação na Assembléia Legislativa de dois projetos de lei que procuram regularizar as terras do Pontal do Paranapanema: reformulação da Lei 11.600 de 2003 (regularização das terras até 500 hectares) e aprovação do Projeto de Lei nº 578 de 2007 (regularização das terras acima de 500 hectares). Essa é a política fundiária do governo Alckmin para o Pontal do Paranapanema. Faz parte de um plano de ação iniciado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) há 15 anos.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
FELICIANO, C. A. (2024). PELA RETOMADA DAS TERRAS PÚBLICAS DO PONTAL DO PARANAPANEMA. BOLETIM DATALUTA, 4(46). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52936
Sección
Artigos

Citas

FELICIANO, C. F – Território em Disputa: Terras (re) tomadas. Estado, propriedade da terra e luta de classes no Pontal do Paranapanema. Tese de Doutorado, 2009. USP, São Paulo.

FERNANDES, F. – Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 5 ed. Ver atualizada– São Paulo: Global, 2008.

*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.