UM NOVO GOLPE CONTRA A REFORMA AGRÁRIA NO PONTAL DO PARANAPANEMA?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse texto tem como centralidade expor a tentativa recente de golpe contra a Reforma Agrária nas terras públicas localizadas no Pontal do Paranapanema pelo Estado paulista ao criar brechas na legislação, abrindo a possibilidade de alienar as terras que estão em processos discriminatórios ou já julgados devolutos, de acordo com seu interesse. Entende-se por golpe, pois essa discussão não foi divulgada nem debatida amplamente com os movimentos socioterritoriais envolvidos historicamente na luta pela terra na região e a sociedade. São ações que podem alterar e redirecionar significativamente qual tipo de desenvolvimento que se deseja para o Pontal do Paranapanema.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
BARHUM, S. Contribuição aos estudos sobre ações discriminatórias de terras. Mestrado, Unoeste,
Presidente Prudente, 2003
DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra: Relatório Brasil 2016.
FELICIANO, C. A. Território em disputa: Terras (re)tomadas no Pontal do Paranapanema. 575 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana). FFLCH, São Paulo, 2009.
FERNANDES, B. M. MST. Formação e Territorialização. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.
LEITE, J. F. A ocupação no Pontal do Paranapanema. São Paulo: Hucitec, 1998.
VALVERDE, O - Estudos de geografia agrária brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985