A RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E ATUAÇÃO JUNTO A COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DECONFLITO TERRITORIAL

Main Article Content

Simone Raquel Batista FERREIRA
Priscila Krause de ALMEIDA
André Azoury VARGAS
Enzo ZANOTTI
Isabel Benincá GONÇALVES
Miguel Chaves SALDANHA
Nathan Moretto FERNANDES
Thamyris Schneider SILVA
Vinícius LIMA

Abstract

Os processos históricos na região da foz do Rio Doce configuram a presença de comunidades tradicionais constituídas por ribeirinhos, pescadores artesanais, quilombolas, além de indígenas Botocudos e Tupiniquim. Essas comunidades se caracterizam pela forma de existência baseada numa relação harmônica junto ao meio ambiente e os recursos naturais ali disponíveis, e através de saberes repassados por gerações a respeito da biodiversidade, garantem a continuidade de existência no local há séculos. Segundo Porto-Gonçalves (2006), “há sempre um saber inscrito no fazer, e no caso das comunidades tradicionais, os saberes nascem do manejo direto da natureza”. Nesse artigo, procuraremos detalhar essa configuração territorial e apresentar alguns resultados do nosso trabalho, destacando a importância das atividades de extensão na universidade.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
FERREIRA, S. R. B., ALMEIDA, P. K. de, VARGAS, A. A., ZANOTTI, E., GONÇALVES, I. B., SALDANHA, M. C., … LIMA, V. (2015). A RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E ATUAÇÃO JUNTO A COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DECONFLITO TERRITORIAL. Boletim DATALUTA, 8(91). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53801
Section
Artigos
Author Biography

Simone Raquel Batista FERREIRA, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Profa. Dra.Departamentode Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo -UFESCoordenadora do Observatório dos Conflitos no Campo –OCCACoordenação do DATALUTA –ES

References

GUSMÃO, Neusa Maria. Terras de Uso Comum: oralidade e escrita em confronto. Afro-Ásia n.16, p.116-132. Salvador/BA: UFBA, 1995.

MIGNOLO, Walter. El potencial epistemológico de la historia oral: algunas contribuciones de Silvia Rivera Cusicanqui. In: MATO, D. (coord.) Estudios y Otras Prácticas Intelectuales Latinoamericanas en Cultura y Poder. Caracas: CLACSO y CEAD, FACES, Universidad Central de Venezuela, 2002, p.201-212.

OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS NO CAMPO (OCCA). Relatório de Identificação da Comunidade Tradicional Ribeirinha da Margem Direita da Foz do Rio Doce. Vitória, 2014 (mimeo).

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De saberes e territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. In: GEOgrafia - Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ: UFF, vol.8, n.◦ 16, p.41-55., 2006.

SALDANHA, Miguel Chaves. Territórios sobrepostos e paisagens entrelaçadas: a Cabruca na margem sul da foz Rio Doce, Linhares – ES. Relatório de pesquisa. Vitória, 2015 (mimeo).

Most read articles by the same author(s)