A PEDAGOGIA DO MST NO CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE CONQUISTA E RESISTÊNCIA DOS TERRITÓRIOS (2016-2019)

Main Article Content

Francisco Terto FREIRE

Abstract

Assim desenvolvemos a investigação no Centro de Formação Paulo Freire e sua contribuição para o processo de conquistas e resistências dos territórios entre 2016-2019. O Centro de Formação Paulo Freire é um território modelo no campo da Reforma Agrária Popular do agreste pernambucano, por isso, analisamos como as vivências e estudo nesse território podem influenciar de forma mais qualificada na atuação e militância nos territórios, utilizamos nesse aspecto os conceitos de Multidimensionalidade e Territorialidade.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
FREIRE, F. T. (2022). A PEDAGOGIA DO MST NO CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE CONQUISTA E RESISTÊNCIA DOS TERRITÓRIOS (2016-2019). BOLETIM DATALUTA, 15(172). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52772
Section
Artigos
Author Biography

Francisco Terto FREIRE, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Mestrando em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe pela UNESP.

References

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Campinas: Hucitec/Anpocs/Editora da Unicamp, 1992.

FERNANDES, B. M. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos. Revista Nera, Presidente Prudente, ano. 8 n. 6, jan.-jun. 2005, p. 24-34.

FERNANDES, B. M. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Antônio Márcio Buainain (Editor). Editora da Unicamp, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FRIEDMAN, M. Capitalismo e Liberdade. 2. ed. São Paulo: Abril, Cultural, 1984.

HARVEY, D. O espaço como palavra-chave. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 28, 2012, p. 8-39.

ITERRA. Instituto de Educação Josué de Castro: Método Pedagógico. Cadernos do Iterra. Nº 9, 2004.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006.

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dossiê MST escola documentos e estudos 1999-2001. Caderno de Educação n. 13. São Paulo: MST, 2005.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ., v.12 no.34 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2007.

STEDILE, J. P. A Questão Agrária no Brasil: o debate na esquerda - 1960-1980. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.