OS ‘SÍSIFOS’ DA GESTÃO:

DESAFIOS QUE DIFICULTAM A EFETIVA(AÇÃO) DA DESCENTRALIZAÇÃO E DA REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Marcelo de Almeida Mayernyik Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF
  • Juliana Marin Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF

Resumo

Visando transpor o desafio de efetivar a transferência de atribuições e responsabilidades para os municípios, emergiram distintas dimensões normativo-programáticas, tais como as Normas Operacionais, o Pacto pela Saúde e o Decreto nº 7.508/11, decorrentes de um processo de aperfeiçoamento evolutivo-programático das políticas de saúde. Os gestores da Região Noroeste Fluminense, sujeitos desse estudo, convivem com obstáculos estruturais, conjunturais e burocráticos, que são permeados pela desigualdade, iniquidade e descontinuidade administrativa, que materializam os desafios na efetivação da descentralização e da regionalização na região. Esse estudo qualitativo evidencia esses desafios na gestão em saúde, pertinazes em diversas regiões do país, que transformam a prática cotidiana dos gestores em ‘trabalho de Sísifo’, individual, de rotina imediatista. Destarte, concluímos que a transferência de responsabilidades de gestão através da regionalização e da descentralização deve ser pari passu ao fortalecimento da cogestão e da gestão efetivamente participativa, integradora entre os entes, que permita a resolução real e significativa de problemas latentes do Sistema Único de Saúde.

Descritores: Sistema Único de Saúde, Gestão em Saúde, Descentralização, Regionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Almeida Mayernyik, Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão da Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo.

Juliana Marin, Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Salgado de Oliveira em Niterói/RJ.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Mayernyik M de A, Marin J. OS ‘SÍSIFOS’ DA GESTÃO:: DESAFIOS QUE DIFICULTAM A EFETIVA(AÇÃO) DA DESCENTRALIZAÇÃO E DA REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];5(4):pag. 2326-2342. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/975

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa