Gestão de conflitos nas organizações:

um olhar para a saúde

Autores

  • Claudia Aparecida Avelar Ferreira Universidade FUMEC,FHEMIG( Hospital Galba Velloso).
  • Mário Teixeira Reis Neto Universidade FUMEC.

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

Introdução: os conflitos são inerentes aos processos de trabalho, e na saúde podem ter consequências tanto para o paciente quanto para os profissionais e a gestão. Objetivo: realizar uma revisão de literatura e descrever os conflitos na saúde a partir de uma análise bibliométrica para entender as causas, as consequências e propor sugestões para evitar ou intervir no conflito. Método: foi realizada uma revisão da literatura a partir de um estudo exploratório nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cengage, Ebsco, Emerald, Pubmed/Medline, Science Direct na área administração, ciências sociais e saúde. Também foi aplicado um corte transversal para busca de artigos na gestão de conflitos na saúde sendo escolhido, exclusivamente, o ano de 2014. Resultado: de 7464 artigos somente 13 foram selecionados. O conflito predominante foi o tipo legal, com 54%. A causa principal foi comunicação seguida da gestão e a consequência conflitos de interesse. Considerações: O estudo evidenciou que na saúde há uma série de conflitos com diversas causas, desde comunicação interpessoal e com fornecedores, até estilo de gestão e conflito trabalho-família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida Avelar Ferreira, Universidade FUMEC,FHEMIG( Hospital Galba Velloso).

Doutoranda em Administração (FUMEC).Mestre em Administração(UNA). Especialista em Saúde Pública e Administração de Serviços de Saúde(UNAERP), Assistência farmacêutica no SUS(UFSC) e MBA em gestão de organizações hospitalares e serviços de saúde(FGV).

Mário Teixeira Reis Neto, Universidade FUMEC.

Doutor em Administração (UFMG).Professor Assistente na Univrsidade FUMEC.

Downloads

Publicado

06-10-2015

Como Citar

1.
Ferreira CAA, Reis Neto MT. Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(3):Pág. 2799-2818. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)