Avaliação dos erros de dispensação:

uma bibliometria

Autores

  • Claudia Aparecida Avelar Ferreira CENTRO UNIVERSITARIO UNA, FUMEC,FHEMIG
  • Isabelle Cristina de Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais e FHEMIG
  • Sandra Rocha de Souza Faculdade Santa Luzia - UNESP

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

Os erros de dispensação estão compreendidos entre os erros de medicação que podem causar prejuízo na segurança do paciente, acarretando eventos adversos evitáveis. O objetivo do estudo foi levantar a publicação bibliográfica sobre o tema, no período de 2004 a 2014, analisando estudos que identificaram os erros de dispensação, as causas, consequências e medidas de prevenção em nível internacional e de Brasil. Foi realizada uma revisão da literatura sobre erros de dispensação aplicando-se a técnica de bibliometria. O estudo resultou em 767 artigos pesquisados, dos quais 12 foram selecionados e analisados. Portanto, a produção bibliográfica sobre erros de dispensação deve ser ampliada, para que seja oferecida fonte de dados para os possíveis erros, as causas e as formas de evitá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida Avelar Ferreira, CENTRO UNIVERSITARIO UNA, FUMEC,FHEMIG

Mestre em Administração(UNA). Especialista em Saúde Pública e Administração de Serviços de Saúde(UNAERP), Assistência farmacêutica no SUS(UFSC) e MBA em gestão de organizações hospitalares e serviços de saúde(FGV).

Isabelle Cristina de Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais e FHEMIG

Acadêmica de Farmácia.

Sandra Rocha de Souza, Faculdade Santa Luzia - UNESP

Acadêmica de Farmácia.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Ferreira CAA, Santos IC de O, Souza SR de. Avaliação dos erros de dispensação:: uma bibliometria. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 29º de março de 2024];5(3):pag. 2137-2153. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/701

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)