Aspectos da tecnologia de extrusão termoplástica em alimentos sobre a saúde do consumidor

Autores

  • Elisabete Coentrão Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Renata Coentrão Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Stella Regina Reis da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palavras-chave:

Tecnologias, Saúde

Resumo

A introdução de novos equipamentos na área de alimentos tem proporcionado mudanças favoráveis quanto a digestibilidade, alterações na textura facilitando mastigação, permitindo que determinados alimentos possam ser ingeridos por diferentes faixas etárias. Este artigo teve como objetivo identificar a extrusão termoplástica como tecnologia promissora na indústria de alimentos com fluxo de processamento, vantagens, desvantagens e indicações de uso. Observou-se que a extrusão termoplástica consegue melhorar a bio-disponibilidade do alimento e as suas características sensoriais, aumenta o tempo de prateleira e amplia a existência de produtos à disposição do consumidor no mercado. Mais estudos principalmente sobre a produção da acrilamida precisam ser efetuados. Concluiu-se que a extrusão termoplástica consegue criar novas linhas de produção com variedades de alimentos para a população, interferindo positivamente sobre a alimentação coletiva e adaptados para o desejo do cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Coentrão Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Nutricionista (UFF) e Administradora (UNESA); Especialista em Administração de Serviços de Alimentação (UFRRJ) e Vigilância Sanitária (UNIPLI); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ); Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ)

Renata Coentrão Marques, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Psicóloga (UFF) e Licenciada em Letras (UNESA); Psicóloga do Centro Juvenil de Orientação e Pesquisa (CEJOP); Especialista em Desenvolvimento Infantil (IHA) e Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo (UFF)

Stella Regina Reis da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Engenheira Química (UFRJ); Doutora em Engenharia Química (UFRJ); Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Downloads

Como Citar

1.
Marques EC, Marques RC, Costa SRR da. Aspectos da tecnologia de extrusão termoplástica em alimentos sobre a saúde do consumidor. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];6(2):Pag. 1935-1951. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3037

Edição

Seção

Artigos de Revisão