Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde:
revisão sistemática 2010-2015
Palavras-chave:
Ensino na saúdeResumo
A entrega de materiais educacionais de forma eletrônica tem se tornado mais popular na área de saúde, oferecendo novas oportunidades para docentes, estudantes e profissionais de saúde. Contudo, a eficácia do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde ainda não é clara. Desta forma, o propósito desta revisão sistemática foi identificar estudos recentes (2010 a 2015) que relatassem o efeito das práticas de ensino-aprendizagem apoiadas em tecnologias no aprendizado e satisfação de indivíduos participantes, assim como o impacto na sociedade das estratégias utilizadas durante as ações educacionais. Foram encontradas 12.116 referências contudo 25 trabalhos mostraram-se adequados para esta análise. A maioria dos estudos mostrou resultados em termos de ganhos de conhecimentos (84%), enquanto a satisfação (40%) e o impacto (8%) foram objeto de análise de um menor número de pesquisas. Apesar de grande parte dos estudos apontar resultados positivos das intervenções é importante destacar que as tecnologias são apenas um meio para a entrega de conteúdos. Desta forma, mais estudos que discutam as estratégias de ensino adotadas fazem-se necessários.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).