Avaliação do ruído em barcos pesqueiros como prevenção na saúde dos pescadores

Autores

  • Elisabete Coentrão Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Renata Coentrão Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Stella Regina Reis da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O setor pesqueiro representa um instrumento de geração de empregos e um dos itens que simbolizam a melhoria na produção é a saúde ocupacional dos pescadores. Neste trabalho objetivou-se analisar os níveis de ruído de barcos pesqueiros e estabelecer a prevenção. A coleta de dados ocorreu em três barcos pesqueiros, RJ. Utilizou-se um medidor de nível de pressão sonora. Observou-se ruídos contínuos, piores resultados na casa de máquinas e não eram utilizados os protetores auriculares. Algumas práticas podem ser implementadas: uso do protetor auricular, lubrificação e registro dos equipamentos e compra de um medidor de nível de pressão sonora para avaliação dos barcos. Concluiu-se que a ação do ambiente de trabalho sobre o colaborador aponta a necessidade de mudanças na rotina do trabalho e do emprego da vigilância em saúde ocupacional de barcos pesqueiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Coentrão Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nutricionista (UFF) e Administradora (UNESA); Especialista em Administração de Serviços de Alimentação (UFRRJ) e Vigilância Sanitária (UNIPLI); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ); Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ)

Renata Coentrão Marques, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Psicóloga (UFF) e Licenciada em Letras (UNESA); Psicóloga do Centro Juvenil de Orientação e Pesquisa (CEJOP); Especialista em Desenvolvimento Infantil (IHA) e Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo (UFF)

Stella Regina Reis da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Engenheira química (UFRJ); Doutora em Engenharia Química (UFRJ); Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Downloads

Como Citar

1.
Marques EC, Marques RC, Costa SRR da. Avaliação do ruído em barcos pesqueiros como prevenção na saúde dos pescadores. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(2):Pag. 1638-1646. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2971

Edição

Seção

Artigos Originais