Agendamento eletrônico do paciente (AEP) como ferramenta de gestão dos ambulatórios de um serviço de referência terciária em saúde.

Autores

  • Elias de Carvalho Hospital das Clinicas de Ribeirão PretoFMRPUSP
  • Valdes Roberto Bollela

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a funcionalidade e indicadores gerados pelo sistema de Agendamento Eletrônico do Paciente (AEP) na gestão da assistência e ensino nos ambulatórios de um hospital terciário de ensino descrevendo o processo e suas potencialidades e o potencial impacto destas informações no processo de gestão ambulatorial. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório do AEP e seus indicadores, caracterizado como pesquisa-ação. Foram aplicados questionários semi-estruturados para avaliar a percepção dos usuários do sistema e realizado análise quali-quantitativa dos resultados obtidos. Resultados: Foi realizada a descrição do AEP e seu ganho quando comparado com o modelo tradicional de agendamento em papel. A implantação do AEP possibilitou acesso rápido aos dados e sua utilização como ferramenta para gestão e tomada de decisão em termos assistenciais e de ensino. Estas informações têm potencial para embasar a revisão e melhoria dos processos de atendimento em um ambulatório com mais de 200 consultórios.. Entretanto, muitos médicos assistentes e professores ainda não compreenderam o potencial desta ferramenta na gestão da assistência e ensino no hospital. Conclusão: O AEP é uma ferramenta importante para agilizar a revisão e melhoria dos processos de gestão do ambulatório, mas será preciso treinar as equipes de saúde visando ampliar seu uso no hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdes Roberto Bollela

Médico e Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex-gerente geral dos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2007 a 2010).

Downloads

Como Citar

1.
Carvalho E de, Bollela VR. Agendamento eletrônico do paciente (AEP) como ferramenta de gestão dos ambulatórios de um serviço de referência terciária em saúde. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 16º de abril de 2024];6(2):Pag. 1446-1462. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2959

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)