Análise dos níveis de motivação de funcionários no trabalho:
estudo de caso em uma empresa do ramo siderúrgico
Palavras-chave:
Estratégia e organização, Organização industrialResumo
A temática da motivação no trabalho tornou-se um fator importante e ao mesmo tempo preocupante para as organizações, haja vista o trade off existente entre os objetivos organizacionais e pessoais dos colaboradores. Assim, as organizações precisam canalizar seus esforços motivacionais para que ambos alcancem estes objetivos. Em virtude dessas questões e do crescente aumento da importância dos indivíduos dentro das empresas, o presente estudo visa analisar os níveis de motivação no trabalho dos funcionários de uma empresa siderúrgica. Para tal, foi desenvolvido um questionário, com base na Teoria Motivação-Higiene de Frederick Herzberg, com 110 (cento e dez) questões assertivas consolidas em onze fatores principais ”“ 6 (seis) de Higiene e 5 (cinco) Motivacionais. A Pesquisa foi desenvolvida no período de 11 meses, em uma firma da indústria siderúrgica beneficiadora de aço, onde foram utilizados dados primários resultantes da aplicação de questionário estruturado, junto aos colaboradores dos diversos setores da empresa. Os resultados demonstram bons níveis de motivação com o trabalho dos funcionários da empresa, relacionado, dentre outros, ao reconhecimento pelo trabalho realizado, conteúdo do trabalho, responsabilidade e possibilidades de promoção.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).