EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO:

UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Thais Bezerra de Moura Norberta Universidade Estadual do Piauí
  • Anna Katharinne Carreiro Santiago
  • Mirella Bandeira Santos
  • Andréa Conceição Gomes Lima Universidade Estadual do Piauí
  • Reyjane Barros de Carvalho
  • Michelle Vicente Torres

Palavras-chave:

Gestantes, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: A gestação representa período único e especial na vida da mulher, no qual a sensação de tornar-se mãe confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e inseguranças. OBJETIVO: Relatar a experiência de um grupo de Residentes, que realizaram atividades para as gestantes adscritas no território constituído pelos bairros São Joaquim e Nova Brasília. METODOLOGIA: O curso para gestantes acontecia quinzenalmente e contou com a parceria das equipes de saúde da família do turno da tarde. Cada encontro iniciava-se com uma dinâmica, em seguida, temas sobre pré-natal, gestação, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido eram abordados. Entre os temas abordados destacam-se: Importância do pré-natal; atividade física na gestação; cuidados com o recém-nascido; e encerramento com a entrega de enxoval e certificados de participação. RESULTADOS: O curso oportunizou a troca de saberes e de vivências, já que os encontros aconteciam sobre o prisma de rodas de conversa. Como o grupo de gestantes era composto por 80% de adolescentes e primíparas, o curso beneficiou esse grupo que dispunha, até então, de poucas informações e experiências a respeito dessa fase de suas vidas. CONCLUSÃO: Observou-se que a abordagem multidisciplinar proporcionou um atendimento integral à gestante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Norberta TB de M, Carreiro Santiago AK, Bandeira Santos M, Gomes Lima AC, Barros de Carvalho R, Vicente Torres M. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO:: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];6(1):pag. 657-666. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2591

Edição

Seção

Relatos de Experiências